A iniciativa, selecionada na segunda edição do Edital Braskem - Projetos que Transformam, certificou 72 alunas na produção de renda de bilros, costura e modelagem, crochê e bordado a mão
Da Redação , RMS |
24/11/2024 às 18:53
Formandas
Foto: Ricardo Soares
O Ponto de Cultura da Associação das Rendeiras de Dias d´Ávila (Rendavan), na região metropolitana de Salvador, sediou a cerimônia de formatura do projeto Nosso Bordado. A iniciativa, selecionada na segunda edição do Edital Braskem - Projetos que Transformam, certificou 72 alunas na produção de renda de bilros, costura e modelagem, crochê e bordado a mão, com ênfase na geração de renda e empreendedorismo de economia solidária.
Maria Cristina Rosendo Araújo foi uma das alunas a se formar. A desenhista projetista aposentada se dedica atualmente ao artesanato e deseja compartilhar o que aprendeu. “Quero ser multiplicadora da arte, preservar a memória, já que a renda de bilros tem importância ancestral, por valorizar os saberes e fazeres dos nossos antepassados. Tenho o sonho de passar esse trabalho adiante”, afirma.
Antes da entrega dos certificados, o evento contou com a apresentação da Banda Marcial Normélio Moura da Costa (BANMOC), de Dias D'Ávila, além da exibição de um vídeo sobre a trajetória das alunas no projeto, que também puderam expor os produtos desenvolvidos durante o curso, em um desfile que animou os convidados.
Para Mestra Dinoélia, criadora da Rendavan e coordenadora do Nosso Bordado, a formação promovida pelo projeto é fundamental para alavancar os empreendimentos locais. “Trabalhamos formando artesãos e empreendedores, fortalecendo o empreendedorismo de economia solidária no município. É uma experiência maravilhosa ver a satisfação dos alunos, aprendendo o fazer artesanal”, orgulha-se.