Cultura

YELLOWSTONE 3ª TEMPORADA,DESTINOS INCERTOS A BETH E JOHN,p SEAP OCNARF

O cerco vai se fechando à familia Dutton para abrir mão do latifúndio e o turismo ocupar o Oeste dos Estados Unidos
Seap Ocnarf , Salvador | 18/02/2024 às 11:35
Os dois principais personagens sofrem atentados: Beth (Kelly Reilly) e John (Kevin Costner)
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   A terceira temporada da série Netflix "Yellowstone" segue a pisada das duas iniciais com a exibição de novos atentados e assassinatos, próprios da ocupação do velho Oeste dos Estados Unidos, numa perspectiva mais moderna do final do século XX onde os cenários são repletos de caminhonetes turbinadas e metálicas, inseminação artificil nas vacas, escritórios com fachadas e interiores em vidros, aparelhos telefônicos mais modernos e os primeiros celulares, além cowboys executivas usando bolsas de grife e saltos altos.

   A série escrita por Taylor Sheridan e John Linson, no entanto, mantém vivo o âmgago da questão central - a luta entre os fazendeiros tradicionais e as empresas, algunas já com práticas multinacionais - que desejam incrementar o turismo e os jogos em cassinos nesta região onde as disputadas iniciais pelas terras se deram entre o homem branco e os indigenas (Peles Vermelhas), e os primeiros investimentos federais e privados em ferroviais.

    Na temporada anterior o conflito era entre o chefe tribal indigena Thomas Rainwater (Gil Birminghan) e o bilionário Dan Jenkins (Danny Huston), o capitalismo da Califórnia mostrando suas garras à família John Dutton (Kevin Costner), proprietária do latifundio Rancho Yellostone e seguiu no segundo ano contra os violentos Irmãos Beck.

    Na terceira temporada o inimigo do indomável John Dutton é uma multinacional com o galã Roarke Carter (Josh Holloway) e Willa Hayes (Karen Pittman) como protagonista, inimigo mais poderoso. Os confrontos (em parte) se passam na compra e venda de ações nas bolsas de valores de NY sem, no entanto, desprezar os lances violentos com armas, cavalos, laços, enforcamentos, etc, o que denota que, para qualquer um, mesmo para uma grande multiconal roer o osso dos Dutton não é nada fácil.

    E, diante dessa nova ótica, a terceira temporada tem lances mais intricados no campo da política, com o filho adotivo de John, Jamie Dutton (Wes Bentley) sendo entroinziado Procurador do Estado de Montana, o que, aparentemente, seria uma boa para a sua familia; mas eis que o jovem formado em Harvard às custas do patriarca dos Dutton, descobre que é um filho adotivo e vai à procura do seu pai verdadeiro, o qual recomenda que se ele quiser crescer entre os Dutton precisaria "matar o rei", e o procurador que já tem uma enorme dissidência com Beth Dutton (Kelly Reilly), a filha poderosa do "rei", vai mudar de comportamento e tentar destruir o sonho do patriarca em manter o Rancho Yellowstone intocável.

    Nessa temporada além desta revelação há, ao menos, dois outros pontos importantes a destacar: o primeiro o relacionamento afetivo de Rip (Cole Hauser) - o principal e mais violento capataz do rancho - com Beth; e o segundo a reaproximação amorsa de Kace Dutton (Luke Grimes) - filho mais jovem e agora investido na condição de autoridade Policial Agropecuário - com Mônica (Kelsey Chow), descendente de nativos indigenas com quem é casado e o engajamento de Mõnicas nas lutas dos povos indigenas.

    Os jogos econômicos e políticos são encaminhados pela insubmissa (a agora apaixonada Beth) e a atriz inglesa ganha mais espaço na narrativa de Sheridan e Linson, também revelado ao patriarca que ela nunca confiou no irmão Jamie desde quando ele a levou para fazer um aborto e este não lhe informou que o aborto proibiria dela ter filhos mais adiante. 

   Ademais, no rancho, a permissividade avança com mulheres frequentando a casa dos peões, um deles, o violeiro, é reintegrado, um traidor marcado com Y é executado e vários personagens dizem para ao patriarca que ele não pode ganhar essa luta, explicando a desapropriação da terra e os custos do rancho. 

   A transição nunca foi tão dura com John Dutton, colocando-o contra a parede (inclusive dois dois filhos), mas ele resiste se agarrando ao seu modo de vida tradicoional. Assim, Dutton, busca o conforto do neto em momentos bucólicos em acampamentos entre vacas e a beira do rio; e nos desabafos com a familia (Eu fiz tudo isso para vocês) onde o patriarca não consegue concluir um jantar juntos, em paz, pois, em todos eles há sempre um conflito. 

   A trama, portanto, tem dois conflitos essenciais: o familiar permanente e assustador entre pai, filhos, nora, salvando-se o capataz Rip (futuro genro) extremamente confiável; e o maior, o economico e político, inclusive envolvendo a governadora de Montana, amante de John, entre as grandes empresas e o confisco das terras do Rancho Yellowstone. 

  E no final da temporada o fecho se dá com dois atentados aos Dutton, num deles uma caixa bomba é aberta pela secretária de Beth, no seu escritório, com ela presente e tudo voa pelos ares, o que insinua um destino incerto para a vida da personagem mais popular da série; e um outro atentado, a bala, alveja John Dutton, numa estrada, o que também coloca aos telespectadores esse suspense; assim como parece incerto a permanência do peão trapalhão Jimmy (Jefferson White) o qual, mesmo proibido de montar em cavalos, insite e volta a se acidentar.