Cultura

ENTIDADES SILENCIAM DIANTE CASO DE ATITUDE MISÓGINA CONTRA JORNALISTA

"Todos os dias nesta Bahia tem um censor mandando calar a boca", diz a jornalista
Tasso Franco , Espanha | 24/12/2023 às 15:22
Cintia Kelly mestiça baiana com matrilinea negra
Foto: Istagram
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A jornalista Cintia Kelly é mestiça com matrilinea negra, filha de mãe negra, a escritora Margarida Maria Souza, serrinhense minha conterrânea de época escolar, de João de Deus e Walter. Cintia é a profissiomal de imprensa que foi tratada de forma ríspida pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a quem acusa de ter uma atitude "misógena". 

   2. Cintia teve appoio da ABI e do SinjorBA, ambos defensores da liberdade de imprensa, mas, até agora, nenhuma entidade da comunidade negra e outras, inclusive a Comissão de Dieitos Humanaos e das Mulheres da Assembleia Legislativa falaram algo pertinente ao assunto. Ora, se não fosse o governador Jerônimo e sim um político da direita a casa já tinha caido e inúmeras notas divulgadas.

   3. São os tempos atuais do exercicio do poder na Bahia. Seundo Cintina, em seu instagram, " todos os dias, por essa Bahia de meu Deus, tem um censor mandando jornalista calar a boca. Carlismo? Bolsonarismo? Não, Alice! Nos sufocam, estrangulam sustentando sorrisos sarcásticos. Os falsos democratas. Daqui a pouco, publicaremos receita de bolo, ao invés da realidade".
                                                                                 ****
  4. A cantora Beyoncé encontrou a reitora, professores e estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na noite da quinta-feira (21), em sua passagem por Salvador.

  5. De acordo com a instituição, a reitora Adriana Marmori, representantes de estudantes (Eduardo Arruda, Keysi e Manu Souza) e o professor Elizeu Clementino, que é secretário de Relações Internacionais da universidade, encontraram com a popstar por alguns minutos.

   6. “Agradecemos o convite do Instituto Beygood e acolhida no espaço da TV Globo. Um dia histórico nas vidas de muitos jovens negros(as) da Bahia!”, diz a publicação da universidade. Em seu Instagram oficial, a Uneb compartilhou algumas da fotos do momento.

  7. Na manhã deste domingo (24), véspera de Natal, o governador Jerônimo Rodrigues prestigiou funcionários públicos que estão em plantão no feriado, assegurando o contínuo funcionamento dos serviços essenciais de segurança e saúde em toda a Bahia.
   
  8. "São pessoas que estão diariamente nesse serviço, eu sei, mas hoje eu quis fazer esse gesto que alegrou muito meu coração, e me faz sair animado para em 2024 continuarmos cuidando dos servidores públicos. Quero reafirmar ao povo da Bahia o quanto confio nesses profissionais. Muito obrigado a todos que atuam nas áreas de segurança pública, da saúde, do turismo. O agradecimento se estende não apenas aos servidores da rede estadual, mas também a quem atua na municipal e federal. Parabéns, muito obrigado e bom Natal a todos”, declarou Jerônimo.

  9. O governador também lembrou de outros trabalhadores e trabalhadoras que não compõem o serviço público, mas trabalham em datas festivas, como os profissionais que atuam em shopping, bares, restaurantes e hotéis.

   10. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o projeto de lei que obriga bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. A proposta, de autoria da deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil), visa proteger mulheres que se sintam em situação de assédio ou risco à vida e integridade física nas dependências desses estabelecimentos.

  11. O projeto nº 24.799/2023 prevê que, em caso de descumprimento, os estabelecimentos podem sofrer penalidades. De acordo com a matéria, o auxílio à vítima será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de um acompanhante até o veículo, outro meio de transporte ou comunicação à polícia. A proposta também determina que sejam utilizados cartazes fixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local informando a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio.

  12. “O combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade coletiva que vai além das esferas do poder público. As instituições privadas, como bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos, têm um papel crucial nessa luta. A aprovação desse projeto é um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Kátia Oliveira.

  13. Segundo a deputada, as formas de comportamento que caracterizam o assédio sexual são diversas, incluindo a insistência em manter um contato já rejeitado, a violência física, as ameaças, o terror psicológico, a exemplo das diferentes formas de coerção, quando se força uma pessoa a fazer o que não deseja.

  14. O PSD de Salvador, através do seu Diretório Municipal, informa a retirada da sua indicação de candidatura própria à Prefeitura de Salvador, do líder do PSD na Câmara dos Deputados, deputado federal Antonio Brito, escolhida pelos seus membros e pela sua militância política.

  15. Manifestamos apoio à decisão do conselho político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, na qual fomos representados pelo presidente estadual do partido, o senador Otto Alencar, em que foi escolhida a pré-candidatura apresentada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) à Prefeitura de Salvador, do vice-governador Geraldo Júnior.

  16. Nos próximos dias, o PSD de Salvador reunirá seus membros, militantes e apoiadores políticos para formalizar essa decisão, com a entrega, ao pré-candidato do MDB, escolhido pelo governador Jerônimo Rodrigues, do plano de governo elaborado pelo PSD, após quatro seminários ocorridos em 2023, em que se discutiram as diretrizes sobre a educação, saúde, assistência social, tributação e mobilidade urbana em Salvador.

   17. Acontece na próxima terça-feira (26), a partir das 16h, a seleção das 15 finalistas ao título de Deusa do Ébano 2024 do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. Depois de ter a primeira data da seletiva adiada por conta das chuvas em Salvador, enfim chegará o esperado dia das 100 inscritas mostrarem sua performance na dança afro para o júri e, ao fim do dia, 15 delas voltarem para casa com o sonho realizado de serem candidatas ao posto de Rainha do Ilê.

   18. A grande vencedora será revelada no dia 13 de janeiro, quando acontece a 43ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão de Salvador. A Rainha eleita assumirá o cargo num ano especialíssimo, em que o bloco afro mais antigo do Brasil inicia as comemorações pelos seus 50 anos.

   19. Além de ocupar uma posição de destaque na luta por igualdade racial e ser ícone do empoderamento da mulher negra e da sua atuação transformadora na sociedade, a Deusa do Ébano é uma exaltação à estética negra, sendo o concurso das ações afirmativas mais importantes do Ilê Aiyê.

   20. A vencedora da 43ª edição fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador 2024, quando o tema do bloco será "Vovô e Popó - com as bênçãos de Mãe Hilda Jitolu. A invenção do Bloco Afro. A se não fosse o Ilê". Ao subir no caminhão para arrastar a multidão, a rainha abre os caminhos e guia o cortejo do Mais Belo dos Belos, pintando as ruas de Salvador de amarelo, branco, vermelho e preto, e celebrando a revolução que a cinquentenária existência do Ilê Aiyê representa. 

   21. Atualmente, o cargo de Deusa do Ébano está muito bem representado pela dançarina e coreógrafa Dalila Oliveira.