Cultura

MORRE JAYME FIGURA O MAIS ENIGMÁTICO ARTISTA PLÁSTICO DE SALVADOR

Poucas pessoas conheceram Jayme. Ele andava pelas ruas sempre mascarado.
Tasso Franco , Salvador | 26/11/2023 às 19:49
Jaime no ateliê de Leonel Matos
Foto: Leonel Matos
  Morreu neste domingo (26), em Salvador, o mais enigmático artista plástico de Salvador, Jayme Figura, aos 64 anos de idade. A morte de Jayme foi confirmada pelo amigo e artista plástico Leonel Mattos. 

Ainda não há informações sobre a causa da morte. Jayme teria passado mal há três dias. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberado. Neste domingo, ele teria voltado a passar mal, mas desta vez não resistiu e morreu. 

Atualmente Jayme estava trabalhando com o artista plástico Leonel Mattos. Segundo Leonel, os dois trabalhavam juntos há cerca de cinco meses para uma exposição em 2024 em São Paulo. No ateliê de Leonel, Jayme criou obras inéditas.

Após ficar alguns dias sem conseguir falar com Jayme, Leonel conseguiu contato com a esposa do artista, que informou que ele havia passado mal e socorrido para uma UPA, onde teria voltado neste domingo.

Nascido na cidade de Cruz das Almas, Jayme veio para Salvador aos cinco anos com a família. Desde criança, ele criava brinquedos com latas e madeira. Jayme dizia ser autodidata e ter sido "salvo" pelo desenho. "Foi o desenho que me salvou, foi o desenho que me deu vida”

Amiga de Jayme Figura, a empresária e chef de cozinha, Angeluci Figueiredo, dona do restaurante e pousada Preta, em Ilha dos Frades, prestou uma homenagem ao artista plástico nas redes sociais. Jayme morreu em Salvador neste domingo, 26, aos 64 anos. 

"Eu era seu anjo de ferro, mas na verdade você era o anjo. Estou triste! 'Não sei por que você se foi e aquele adeus não pude dar', vou sentir saudades das nossas risadas da madrugada, de vc reclamar comigo porque comprei um celular analógico, de vc mostrar seu rosto sem máscaras, de mostrar sempre você. Obrigada, seu Anjo de Ferro vou guardar as melhores lembranças. Vá em paz, meu amigo. E aquele adeus não pude dar. Você marcou na minha vida. Viveu, morreu na minha história", escreveu Angeluci em foto publicada no Instagram.

A causa da morte de Jayme não foi divulgada. Ele havia passado mal há três dias e foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Neste domingo, voltou a se sentir mal e não resistiu. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Nas redes sociais, outras pessoas deixaram mensagens de despedida ao artista: "Conheci jami figura e altas conversas quando dava!!! Saudades", "Fiquei feliz triste de saber essa notícia eu conheci ele na Av 7 de setembro quando trabalhava numa pronta entrega de calcinha ele passa na rua as vezes eu me assustava, mas depois me acostumei com ele só tinha a curiosidade de conhecer sem a máscara mas não deu, descansa em paz Jaime", esceveu outra pessoa.