Pequeno cortejo aconteceu no Pelourinho nesta segunda-feira
Tasso Franco , Salvador |
20/11/2023 às 10:43
Cortejo Durbar no centro antigo
Foto: BJÁ
Inaugurada no Pelourinho a Casa de Gana como parte da programação do Salvador Capital Afro, no Dia Nacional da Consciência Negra, após desfile do Cortejo Durbar, entre o Terreiro de Jesus e a Ladeira de São Miguel, por 15 músicos ganeses e um rei nagô. Nenhuma autoridade municipal e/ou estadual acompanhou o cortejo, muitos menos representantes das entidades afrobaianas.
O cortejo apresentou a dança Fontomfrom de Shebre reunindo um pequeno grupo de músicos, cantores, percussionistas, bailarinos, mascarados, vestidos com suas indumentárias características feitas com o tecido kente, além de seus tambores típicos, entre outras composições alegóricas. A iniciativa é promovida pela Embaixada de Gana no Brasil e liderada pelo estilista e designer afro-brasileiro Luiz DeLaja, com produção executiva de Kate Cubas da Bluejay Produções.
O desfile e a celebração culminarão nos degraus do edifício localizado na Ladeira São Miguel – 07, que abrigará a Casa de Gana o que aconteceu nesta manhã com derramamento simbólico da libação e o corte da fita para sinalizar a inauguração do espaço. Em seguida, aconteceu a abertura e lançamento da exposição com Arte Ganense.