Cultura

NESTOR LANÇA "BAHÊA MINHA PAIXÃO", NA VILLE GOURMET, DOMINGO, EM FEIRA

Jornalista Nestor Mendes Jr. lança, em Feira de Santana, “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”*

Tasso Franco ,  Salvador | 18/11/2023 às 19:24
Nestor Mendes Jr e sua obra
Foto:
   

O livro “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”, do jornalista baiano Nestor Mendes Jr., com apresentação de Mário Kertész, será lançado em Feira de Santana, a Princesa do Sertão, no próximo dia 19 de novembro, no Ville Gourmet (Av. João Durval Carneiro, 3655) – a partir das 11h, patrocinado pela Embaixada Bora Bahêa Minha Bênção, de Feira de Santana, durante o segundo torneio de embaixadas do Esporte Clube Bahia. Em disputa, o troféu Edinho Jacaré.

Além da Embaixada Bora Bahêa Minha Bênção, o evento contará com as embaixadas Alagoinhas Bora Bahêa!; Tricolor, de Capim Grosso; Esquadrão Catu de Aço, de Catu; Nação Tricolor, de Irecê; Embaixada Quixabeiraço, de Quixabeira; Tricolor, de Riachão do Jacuípe; Onda Tricolor, de Santo Antônio de Jesus; Bastião Tricolor, de São Sebastião do Passé e Embaixada Serrinha-Bahia, de Serrinha.

Com 320 páginas, capa dura, no formato 28,5 x 28,5, o livro conta a saga do Esporte Clube Bahia desde a sua fundação, em 1º de janeiro de 1931, até a temporada de 2021, quando o clube completou 91 anos de existência.

“O projeto gráfico é do designer Alan Maia; a capa é de Fábio Domingues (do BBMP!), sobre belíssima foto de Ulisses Dumas. A obra está dividida em nove capítulos, abarcando a história da fundação, as 90 temporadas de 1932 a 2021, os títulos brasileiros de 1959 e 1988, os grandes rivais, os grandes jogos, a torcida – subdividido com as histórias do hino e do manto tricolor – e o último capítulo, o nono, dedicado à luta pela democracia”, explica Mendes Jr.

Além disso, o livro também apresenta textos exclusivos do Mestre Evaristo de Macedo – o primeiro artigo escrito por ele sobre a conquista de 1988; dos publicitários e escritores Marcos Carneiro, Bruno Cartaxo e Marcelo Simões; dos jornalistas Carla Bahia e Antônio Matos; de um dos líderes pela democracia no ECB, Fernando Jorge Carneiro; do advogado Pedro Barachisio Lisboa; do escritor Aramis Ribeiro Costa; do ex-diretor da CBF e presidente mais jovem do Conselho Deliberativo do Bahia, Virgílio Elísio da Costa Neto; do médico e expert em camisas tricolores, Ruy Guimarães Botelho; e do músico e escritor Manno Góes.

*SOBRE O AUTOR*

Apaixonado pelo Esporte Clube Bahia, Nestor Mendes Jr. nasceu em São Sebastião do Passé, Bahia, em 27 de novembro de 1962. Formado em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia, e em Direito, pela Universidade Católica do Salvador, trabalhou em diversos veículos de comunicação da Bahia, como A Tarde, TV Bahia, Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, Bahia Hoje, Rádio Sociedade, Rádio Educadora e como repórter free lancer do Jornal do Brasil. Já autuou no marketing político de 18 campanhas eleitorais. É autor de “Elixir”, de 1984; “Bahia Esporte Clube da Felicidade – 70 Anos de Glórias”, de 2001; e “Nunca Mais! – 25 anos de Luta pela Liberdade no Esporte Clube Bahia”, de 2014.