Cultura

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CAIXA CULTURAL NESTE SETEMBRO,NA CARLOS GOMES

Com informações da Ascom Caixa
Tasso Franco , Salvador | 03/09/2023 às 12:27
Caixa Cultural, rua Carlos Gomes, 57, Salvador
Foto: Ascom Caixa
  A CAIXA Cultural Salvador traz para o público, em setembro, uma série de atividades que contemplam oficinas, contação de histórias, artesanato, atividades em libras, poesia, exibição de filmes, teatro, dança e exposição. As atividades serão gratuitas e voltadas para todas as idades, iniciando a partir do dia 2 até o dia 30 de setembro. As inscrições podem ser feitas no site CAIXA Cultural.


Contação de histórias na CAIXA Cultural

Durante todo o mês, haverá contação de histórias com temáticas relacionadas à Campanha Setembro Verde - Mês da Pessoa com Deficiência, o Dia Nacional do Surdo e a estação da Primavera. A programação, prevista para todos os finais de semana de setembro, acontecerá pela manhã.

A contação inicia com a história Meu irmão não anda, mas pode voar, da autora Angel Barcelos, nos dias 02, 03, 09 e 10/09, às 10h. Depois, será a vez de Branca de Neve Surda, de Paulo Tedesco, com intepretação em Libras, nos dias 16, 17, 23 e 24/09, às 10h. Por fim, a história A Primavera da Lagarta, da reconhecida autora infantil Ruth Rocha será contada no dia 30/09, às 10h.

Imagens em Palavras - Cine Audiodescrição

A atividade possibilitará a utilização do recurso de acessibilidade que traduz imagens em palavras, voltada às pessoas com deficiência visual, nas sessões de cinema. O recurso será disponibilizado para quem quiser experimentar, fazendo com que todas as pessoas estejam em igualdade de oportunidades. Serão realizadas duas sessões com exibição de dois curtas metragens, nos dias 02 e 03, das 15h às 17h.

Um deles é o curta O Cine Barbosa e Cine Nunes - Memórias de quem vive, que é um passeio pela memória afetiva dos moradores de Irecê, região da Chapada Diamantina na Bahia. Já o curta Crisálida conta a história de Rubens, um adolescente surdo de 11 anos que sempre conviveu entre os ouvintes. O garoto reconstrói a sua relação com o mundo quando começa a aprender a língua brasileira de sinais e acessar sua verdadeira cultura.

Poesia em Libras

Um sarau de poesias em Libras fará com que as pessoas possam recitar suas poesias traduzidas simultaneamente para a língua brasileira de sinais. Da mesma forma, terão suas poesias traduzidas para a língua falada. A poesia amplia a percepção intelectual e sensorial, além de ser uma forma de expressão política, social e cultural. A atividade, marcada para o dia 09, das 14 às 16h, possibilitará a troca entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte.

O Corpo ancestral – APAE

A Opaxorô - Companhia de Dança da Apae Salvador, fará uma apresentação do espetáculo O Corpo Ancestral, no dia 09, das 15h às 16h30. Será uma montagem do espetáculo de dança contemporânea com influências das danças de matrizes africanas, samba de caboclo e danças periféricas. Além disso, o repertório individual dos intérpretes retratará a subjetividade do povo brasileiro e a ancestralidade presente em todos os nossos ritmos e movimentos.

Corpo e natureza

A oficina, marcada para o dia 16, das 14h às 16h, propõe uma jornada de autodescoberta e reconexão com a natureza através das lentes das danças étnicas ancestrais. A atividade busca resgatar uma harmonia perdida, utilizando elementos das danças afro, dança do ventre e indiana como ferramentas de transformação. Durante a oficina, os participantes serão convidados a explorar movimentos corporais inspirados nessas danças, permitindo uma experiência sensorial única que transcende as barreiras culturais e temporais.

Carimbo vegetal

No dia 17, das 14h às 16h, uma oficina superdivertida ensinará para as crianças o passo-a-passo para a confecção de carimbos. A atividade possibilitará a identificação de texturas, utilizando a casca e a polpa de frutas, sementes e folhas, promovendo uma aproximação das crianças com a natureza. Os pequenos terão acesso a carimbos previamente produzidos pela equipe do Programa Educativo Gente Arteira da CAIXA e, com o auxílio de tintas guache, poderão fazer suas composições artísticas sobre uma tela, papel ou tecido de algodão cru.

Primavera dos museus - Oficina de Samba de Roda

A oficina Samba de Roda integra a programação da 17ª Primavera dos Museus, uma iniciativa organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o tema "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”. A atividade mescla música e dança, sugerindo o enaltecimento das histórias, culturas e contribuições desses grupos em nossa sociedade e será ministrada no dia 21, das 14h às 17h, pelo grupo cultural “Beijuzeiras de Areia Branca”, pertencente à Comunidade remanescente do Quilombo de Quingoma, em Lauro de Freitas (BA).

Acordes Visuais

De forma lúdica, as pessoas poderão aprender sinais que compõem a língua brasileira de sinais (Libras) e seus princípios básicos como expressão facial e a visualidade presente na língua. A interpretação de músicas para a libras tem crescido cada vez mais nas redes sociais, contribuindo para uma disseminação e destaque sobre a importância da inclusão. A atividade, marcada para os dias 23 e 24, das 14h às 17h, contará com intérpretes de libras e da língua portuguesa.

Primavera em Papel

A atividade promove, nos dias 23 e 24, das 14h às 17h, uma experiência de aprendizagem artesanal. Durante a oficina, será possível aprender diferentes técnicas de dobra, corte e montagem para criar flores de papel com aparência realista. Essa atividade promove a criatividade, expandindo o repertório das pessoas participantes através do ensinamento de diferentes técnicas. A oficina será conduzida pela artista plástica Dinorah Oliveira.

Play CAIXA

O final da programação de setembro guarda uma atividade voltada ao início das celebrações do mês de outubro, o mês das crianças. Estará disponível na CAIXA Cultural nos dias 30/09 e 01/10, das 10h às 16h, uma estação de jogos com o famoso game de dança “Just Dance”, juntamente com dois consoles de videogame Xbox-x, quatro computadores, além de óculos de realidade virtual.


SERVIÇO:

CAIXA Cultural Salvador

Endereço: Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro, Salvador (BA)

Horários: de terça a domingo, das 9h às 17h30

Informações: Site CAIXA Cultural

Bilheteria: (71) 3421-4200

Entrada gratuita

Acesso para pessoas com deficiência