Cultura

LANÇADO NO CARLOS COSTA PINTO LIVRO SOBRE SEGUNDA IMPERATRIZ DO BRASIL

Livro está à venda na loja do museu e custa R$85,00
Tasso Franco , Salvador | 29/08/2023 às 09:18
Palestra de Cláudia tHOMÉ wITTE
Foto: BJÁ
   A pesquisadora Cláudia Thomé Witte, especialista em personagens femininas da realeza brasileira, apresentou sua nova obra pela editora Leya: "D. Amélia, a história não contada, a neta de Napoleão que se tornou imperatriz do Brasil", em palestra no auditóriao do Museu Carlos Costa Pinto e noite de autógrafos, ontem, à notie.

Na palestra Cláudia lembrou a trajetória da segunda imperatriz do Brasil, Amélia de Leuchtenberg, com dados bem interessantes sobre esta personagem e a monarquia no Brasil. Também mostrou em audivisual com personagens e locais da realeza brasileira, no Brasil e na Europa, com destaque para o Rio de Janeiro que foi o estado onde dom João VI instalou a monarquia no Palácio de São Cristovão, a partir de 1808, com extensão para as casa de campo em Petrópolis e Teresópolis.

Thome Witte também mostrou passagensm da vida de dom Pedro I, imperador do Brasil e rei em Portugal, sua familia, filhos que se tornaram imperador (dom Pedro II, no Brasil) e rainha de Portugal (Maria da Glória) locais em Paris onde a familia real se exilou e assim por diante. A palestra foi bem didática.

No livro, a autora comenta que é um narrativa que "reúne 20 anos de pesquisa meticulosa, documentos inéditos traduzidos de seis idiomas e imagens jamais vistas pelo público". A publicação custa R$85,00 e está à venda na loja do Museu Carlos Costa Pinto e na internet editora Leya.