Lançamento aconteceu na Casa do Benin
Tasso Franco , Salvador |
12/08/2023 às 19:01
Tanira Fontoura apresenta livro Àwon Ona Jagun
Foto: BJÁ
Na tarde deste sábado aconteceu o lançamento do livro ilustrado “Awon Ona Jagun – Narrativas de Mãe Carmen de Osaguian”, pela Editora Tecnomuseu, que em poesia conta algumas histórias da vida de yalorixá do Gantois, no desafio de “documentar” pilares e valores, e assegurar que os preceitos de matriz africana adentrem o futuro. O livro é escrito por filhos de santo do terreiro, sendo eles Tanira Fontoura, Tiago Coutinho, José Ricardo Lemos e Rubens Caldas. A produção artística é do designer Breno Loeser.
Presente ao evento a mãe Angela, sucessora de Carmen, o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o poeta Nelson Maca, diversos integrantes do candomblé do Ganois e de outras casas, a filha de santo Tanira Fontoura fez a apresentação do livro e destacou a importância desse trabalho de preservação e difusão da cultura do povo de santo da cidade do Salvador. O lançamento aconteceu na Casa do Benin.
Partícipe da Flipelô+ desde a primeira edição, em 2017, a Casa do Benin - que está em comemoração aos seus 35 anos, inclusive acaba de abrir a exposição Lapso Temporal, com 130 fotografias do Acervo Arlete Soares - traz uma programação predominantemente negra para a festa literária, com participações especiais do ator Jorge Washington e sua Culinária Musical, a egbomi Vovó Cici, a historiadora Vanda Machado, o poeta Lucas de Matos, entre outros. T
A Casa do Benin fica localizada ma encruzilhada que dá acesso ao Pelourinho, Taboão, Santo Antônio Além do Carmo e Barroquinha, um casarão branco nos lembra cotidianamente há 35 anos o intercâmbio sociocultural e político entre dois países, uma relação que é retomada entre os anos de 1986 e 1988, no projeto Bahia-Benin, encabeçado pelo então prefeito de Salvador na época, Mário Kertész, através da recente criada Fundação Gregório de Mattos (FGM). O equipamento cultural inaugurado no dia 06 de maio de 1988.