A Praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho, vai abrigar o Espaço Verde da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ. O objetivo é pautar debates em relação ao meio ambiente e ao bem-viver, durante a sétima edição do evento, que vai acontecer de 9 a 13 de agosto, no Centro Histórico de Salvador e terá como homenageada a escritora e ialorixá Mãe Stella de Oxóssi.
O Espaço Verde da FLIPELÔ vai realizar ações, rodas de conversas, atividades para o público adulto e infantil sobre sustentabilidade e meio ambiente, do dia 10 a 13 de novembro. “Pautar a sustentabilidade é falar sobre meio ambiente, preservação, diversidade e possibilidades de garantir a perpetuação da vida, em suas diversas formas. Trazer esse debate para dentro da FLIPELÔ, uma festa literária de tanta importância e destaque, é mais uma maneira de aproximar a população de reflexões que conduzem mudanças de hábitos fundamentais para o desafio que enfrentamos”, afirma Manuela Accioly, curadora do Espaço Verde da FLIPELÔ.
Veja a programação completa:
DIA 10/8 (sexta-feira)
– 10h às 17h, doação de mudas; ativação SOLOS + plasticaria; interação com abelhas sem ferrão;
– 10h, oficina de processo criativo ‘Ilustrando retratos’, com Suzane Lopes;
– 14h, oficina de mudpaint, com o coletivo Quintal Sensorial.
DIA 12/8 (sábado)
– 10h às 17h, doação de mudas e interação com abelhas sem ferrão;
– 10h, conversa com Neide Cortiço sobre o livro ‘Eu vim da Bahia’ (Editora Caramurê);
– 11h, oficina ‘Acesso à medicamento à base de cannabis’, com a Associação para pesquisa e desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (CANNAB);
– 14h às 15h30, Sarau da Onça;
– 15h30 às 17h, sarau com o grupo Movimento Explosivo.
DIA 13/8 (domingo)
– 10h às 17h, doação de mudas;
– 9h30, meditação guiada com Ivone Miranda;
– 14h às 15h30, sarau de poesia com James Martins;
– 15h30 às 17h, batalha de rap com o coletivo Água da Fonte.
FLIPELÔ 2023
Realização da Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc, a FLIPELÔ 2023 é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, realizada na região da CCR Metrô Bahia, com patrocínio da Prefeitura de Salvador, do Governo do Estado da Bahia, do Banco do Nordeste do Brasil, da Bahiagás e da Suzano, apoio da ITS Brasil, do Colégio Oficina e do Senac, apoio de mídia da Rede Bahia, do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e do Ponto Outdoor e apoio institucional da Academia de Letras da Bahia. Produção da Sole Produções.