Cultura

AÇÃO EDUCATIVA SOBRE HERÓIS DA INDEPENDÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA

De forma lúdica e criativa, as apresentadoras Mirtes Santa Rosa e Camilla França interagem com estudantes, contando a história dos heróis que são símbolo de luta e resistência no 2 de Julho
Malu Escobar , Salvador | 19/07/2023 às 18:42
Umbu na Escola
Foto: Divulgação

Com o objetivo de difundir a relevância histórica do 2 de julho entre o público infanto-juvenil, o Umbu Podcast realiza uma ação educativa e lúdica em uma escola pública do estado. A proposta é apresentar os heróis e heroínas que protagonizaram a luta pela independência do Brasil na Bahia através da contação de história e do estímulo à produção de trabalhos artísticos, como desenhos, pinturas ou poemas. Essa é uma das iniciativas que contempla a produção de episódios para a 7ª temporada do podcast em homenagem ao bicentenário do  2 de julho. O bate-papo aconteceu no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques (São Cristovão) e o episódio vai ao ar dia 19 de julho nas plataformas de áudio.

Ao abordar como tema “Os heróis baianos que eu gostaria de ser”, as idealizadoras e apresentadoras do podcast Camilla França e Mirtes Santa Rosa buscam estabelecer um diálogo direto com o imaginário juvenil, conectando-se aos tipos de conteúdos consumidos por esse público e estimulando o fortalecimento de figuras históricas que possuem um grande valor simbólico para o estado.

A iniciativa mantém viva a memória coletiva de um momento simbólico para o estado da Bahia, despertando um senso de identidade e compreensão do legado deixado por essas figuras históricas. “Esperamos motivar os estudantes a refletirem sobre como essa história de luta e resistência pode inspirar ações de empoderamento e fortalecimento de identidade no seu dia a dia, além de promover o conhecimento histórico sobre a sociedade baiana e sua cultura local”, diz Camilla França, jornalista e empresária.

O Umbu é um grupo de comunicação que se destaca pela proposta de ser um espaço de liberdade para comunicar de forma autêntica, divertida e estimulando o pensamento crítico sobre temas de grande relevância social. “Entendemos como historicamente nossas vozes foram caladas e poder contar nossa própria história, do nosso jeito, faz parte da comunicação plural e democrática que acreditamos”, ressalta a publicitária e empresária Mirtes Santa Rosa.

 

 

O projeto Heróis e Heroínas da Independência do Brasil na Bahia é uma realização da Realiza, em parceria com Umbu Cultura & Comunicação e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

Especial: “O nosso 2 de julho na Bahia”

Além da ação educativa, o Umbu também acompanhou os festejos do 2 de julho na cidade de Salvador para produzir um conteúdo especial. Com a ideia de registrar toda a autenticidade baiana e a comoção popular que envolve a festa, o projeto captou sons, vozes, músicas, trejeitos e todas as manifestações culturais que marcam a data.

As apresentadoras foram às ruas entrevistar participantes do cortejo, desde os foliões até os integrantes da fanfarra, a fim de ouvir suas histórias e registrar as memórias afetivas que carregam em relação ao evento. O conteúdo foi divulgado nas redes sociais do projeto @umbu_comunicacao