Cultura

LUCIANA BASTIANELLI LANÇA NA ESCARIZ, DIA 23, CINCO LIVROS INFANTIS

Dia 23 de julho no Barra
AI , Salvador | 17/07/2023 às 14:22
Luciana Bastianelli
Foto: DIV
  A escritora e pesquisadora Luciana Bastianelli vai lançar cinco novos livros para o público infanto-juvenil, no próximo dia 23 de julho, a partir das 16h, na Livraria Escariz do Shopping Barra.

Uma tarde que promete, com muita diversão, guloseimas e com o grupo Stripulia no comando das leituras dos livrinhos e brincadeiras para a garotada!

Leitora voraz e com muitos títulos "no forno", ela promete ainda muitas novidades para os pequenos e para os papais. 

Luciana encontra na literatura seu refúgio e vê, desse jeito, a maneira de se conectar com o outro e de se comunicar com o mundo. 

 Em agosto, estará lançando seus títulos para a criançada durante a Flipelô em Cachoeira, com muita brincadeira e diversão.

Os cinco novos "livrinhos" 

- "Amigo Invisível": o livro que conta a história de uma menina com seu amigo imaginário muito engraçado e esquisito. É um livro que aborda a imaginação da criança e a evolução do seu crescimento de uma maneira divertida e amorosa. O livro acompanha o amigo imaginário da criança.

- "O Jardim": em forma de poema, a obra mostra a amizade entre duas crianças e a influência das brincadeiras, do amor e da amizade entre elas, e como isso é importante para o crescimento das duas. O livro acompanha um marca-texto com flores de feltro.

- "Livro Bagunça": obra didática que apresenta como a organização do espaço infantil é importante para o crescimento e a saúde da criança. Isto é demonstrado a partir da própria experiência da criança. O livro acompanha um pôster com os conselhos da mãe. R$ 50,00

- "Marias": livro em forma de poema, conta a história das Marias do mundo, demonstrando a importância da mulher em sua individualidade e coletividade. O livro acompanha o jogo infantil “Cinco Marias”. É conhecido também como “Capitão” ou “Pedrinhas” em outras regiões do Brasil.

- "Piratas": livro de aventuras e muito conhecimento entre dois amigos que vão resgatar todas as brincadeiras das crianças roubadas por piratas. Uma aventura e tanto
 
Sobre a autora

Luciana Bastianelli iniciou sua carreira literária aos 18 anos com o lançamento do seu primeiro livro, que teve a apresentação de Afrânio Coutinho, grande crítico literário. Muitos poemas que compunham este livro, como "Juazeiros", "Corpo" e "Susej" ganharam prêmios regionais e nacionais. 

Aos 25 anos, lança seu segundo livro com grande repercussão pela sua musicalidade. Neste período, teve poemas musicados, como "Negro Preto", por Lindembergue Cardoso; "Vida", por Alda Oliveira, premiado na Alemanha; e "Oração a São José", por Wellington Gomes. 

Há 20 anos, em 2003, faz um resgate histórico dos 76 volumes da Gazeta Médica da Bahia, um dos primeiros jornais acadêmicos do Brasil, através da digitalização em dois CDs de todos os volumes do jornal (de 1866 a 1934 e de 1972 a 1976), a recuperação completa do acervo físico, juntamente com um livro de sua autoria. Este trabalho rendeu-lhe uma agraciação pela Faculdade de Medicina da Bahia pelo Prof. Dr. Rodolfo Teixeira, além de muitas citações acadêmicas nacionais e internacionais.

Durante 22 anos, foi editora da Contexto, onde publicou, gerenciou, traduziu e indexou inúmeros jornais cientificos. 

E assim, hoje, com muitos títulos pela frente, ela retoma a literatura através de poemas e histórias infanto-juvenis.