Cultura

PORTO ALEGRE RECEBE REUNIÃO DO COMITÊ DE PATROCÍNIO DO SICOM

São dois dias para ampliar o diálogo e a participação popular nas tomadas de decisão do Executivo. Evento permite a gestores federais o contato direto com realizadores e beneficiários
Secom GOV , Porto Alegre | 22/06/2023 às 19:14
Reunião foi realizada na Casa de Cultura Mario Quintana
Foto: Lucas Leffa (Secom/PR)

Na manhã desta quinta-feira (22/6), na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), o Governo Federal deu a partida na segunda Reunião Ordinária Presencial e Itinerante do Comitê de Patrocínio, impulsionada pelo Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom). O encontro segue até amanhã (23).

 

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), acompanhado das ministras Margareth Menezes (Cultura) e Ana Moser (Esporte), participaram da abertura. A reunião tem o propósito de monitorar o progresso e os resultados das ações de patrocínio, entretanto, a troca de experiências entre os órgãos integrantes do sistema é o ponto alto, potencializando as ações de comunicação em todo o país.

 

Os projetos de patrocínio propostos por Banco do Brasil, CAIXA, BB Seguridade, BB Asset e Petrobras serão apresentados durante os dois dias da reunião. Com as reuniões públicas, o Governo Federal amplia a transparência das ações e mostra comprometimento e responsabilidade nas políticas públicas de patrocínios.

A cada mês, um novo estado recebe a reunião. Em abril, a 1ª Reunião do Comitê de Patrocínio ocorreu em São Paulo, no auditório do Centro Cultural Banco do Brasil SP. A próxima, em julho, está prevista para Roraima. Percorrendo todos os estados brasileiros, o Comitê itinerante pretende absorver a pluralidade cultural brasileira, o que ajudará a tomar decisões mais informadas e inclusivas.

 

METAS – A melhoria contínua da comunicação institucional encabeça a lista de prioridades. O Comitê, ao reunir-se com diferentes partes interessadas, pode ter uma compreensão mais profunda das questões e preocupações de cada localidade, propiciando soluções mais eficazes e justas.

 

Outro objetivo é fortalecer a participação da comunidade, as reuniões itinerantes são o meio de se aproximar da sociedade para ouvir suas demandas. Neste mesmo sentido, é fomentada a formulação de ações colaborativas, incluindo as partes interessadas na busca de soluções eficazes e duradouras.

 

INFRAESTRUTURA – Em Porto Alegre, o ministro Paulo Pimenta ainda participou do Congresso Estadual de Infraestrutura, iniciativa promovida pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Ele falou na abertura do evento, destacando as principais obras de infraestrutura do Governo Federal para o estado.

 

“O Brasil volta a viver um momento com altos investimentos em infraestrutura que vão garantir maior competitividade para nossos produtos, aceleração de novos negócios e desenvolvimento social, que é a grande meta do presidente Lula”, sintetizou Pimenta.

 

Além do presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, prestigiaram o Congresso o secretário estadual de Obras, Jovir Costela, deputados estaduais e lideranças locais. Os nove fóruns macrorregionais que integram a Federação entregaram ao ministro uma carta de reinvindicações, destacando obras para o Rio Grande do Sul. O Congresso foi realizado no Palácio do Comércio, Centro Histórico da capital gaúcha.