O livro Sim, você também pode! que narra a trajetória de um dos principais empresários do país, o baiano Luiz Mendonça Filho, será lançado nesta quinta-feira, 15, às 16h, na Associação Comercial do Estado da Bahia (ACD), no bairro do Comércio. A tarde de autógrafos reunirá amigos e admiradores deste empreendedor, que iniciou sua trajetória aos nove anos de idade vendendo caixa de fósforos na Feira de Água de Meninos, em Salvador, e hoje dirige um dos maiores grupos empresariais do Norte e Nordeste do Brasil.
Nas 152 páginas da obra, que contou com apoio luxuoso do escritor Joaci Góes, membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Salvador e Membro da Academia Baiana de Educação, o leitor vai conhecer a história de um homem visionário, que via além do seu tempo, que percebia tendências do mercado e apostava em novas ideias. “Sempre fui atento ao movimento do mercado, às oportunidades que surgiam e não media esforços para realizar meus projetos”, disse Luiz Mendonça Filho.
Palestrante assíduo de eventos de formação de líderes e encontros empresariais, o empresário aceitou a sugestão de narrar sua bem-sucedida experiência pessoal e profissional para mostrar que ter origem na pobreza não significa impedimento para se fazer uma carreira de sucesso financeiro. “Tirei o título do livro desta minha convicção. Convido todo e qualquer cidadão à, através da ética, do trabalho árduo, mudar de patamar na vida”, afirma ele.
Para o empresário, colocar sua história em um livro está muito alinhado com seu propósito, de inspirar as pessoas a superarem suas dificuldades, de ultrapassar desafios e ir atrás dos sonhos. “Minha trajetória mostra que é possível a gente alcançar desejos que, às vezes, consideramos inalcançáveis”, disse Luiz Mendonça.
Hoje, o Grupo Luiz Mendonça, com mais de 40 anos de atividades, é formado pelas empresas Concessionárias Bravo Caminhões e Ônibus; AuraBrasil Máquinas e Equipamentos e Santo Antônio Patrimonial. Luiz Mendonça atua, ainda, como presidente do conselho da LM Soluções de Mobilidade, uma das maiores do país do segmento. A renda obtida com a comercialização do livro será 100% destinada ao centro espírita Lar Harmonia, fundado por Adenauer Novaes.