Cultura

EXPOSIÇÃO CAFÉ COM PORTINARI EM CARTAZ NO SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO

Em homenagem a Cândido Portinari, a mostra retrata sua relação com o café através de pinturas, desenhos e mosaicos
Doris Pinheiro , Salvador | 04/06/2023 às 06:48
Café com Portinari
Foto: Divulgação

Quem participar dos festejos juninos do Centro Histórico de Salvador vai poder fazer uma pausa artística e conhecer a exposição “Café com Portinari”, do artista visual e designer Vanderlei Oliveira, o “Rei do Mosaico”, montada na Cafeteria Nossa Senhora do Bom Café, na Rua Direita de Santo Antônio, nº 314. Em homenagem a Cândido Portinari, a mostra retrata sua relação com o café através de pinturas, desenhos e mosaicos.

 

O artista


Vanderlei de Oliveira nasceu em Cristalina, Goiás, mas mudou para Minas Gerais ainda pequeno, onde fez toda a sua formação acadêmica. É de família católica com forte tradição no Congado. Desenha desde criança, é artista autodidata que formou-se em Filosofia, mas sempre se dedicou às artes. Em São Paulo conheceu a técnica do mosaico e foi se especializar na Itália. Desde então atua em projetos sociais de cunha artístico inserindo jovens e mulheres no mundo criativo e na aplicação da arte na vida. Em Salvador, cidade que escolheu para viver desde 2003, contribuiu para a formação de vários jovens possibilitando que vários deles ingressassem na universidade e no mundo do trabalho através da arte do mosaico. Dinâmico, versátil, criativo e atento às novidades comanda um dos poucos ateliers de referência de mosaico de Salvador.


Serviço:

Exposição “Café com Portinari”

Data: até 01/08

Horário: Quarta e domingo das 14h às 20h | Quinta a sábado das 16h às 22h

Local: Cafeteria Nossa Senhora do Bom Café

Endereço: Rua Direita de Santo Antônio, nº 314 (próximo à Pousada Des Arts) – Santo Antônio Além do Carmo

 

A festa junina do Centro Histórico tem o patrocínio da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos, e será realizada pelos empreendedores, através da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e pela Sole Produções. Recebe ainda apoio da iniciativa privada.