Cultura

MUSEU NACIONAL AFRO BRASILEIRO NA RUA DO TESOURO VAI ABRIR EM AGOSTO

Fica localizado na Rua do Tesouro, Centro Histórico de Salvador
Tasso Franco , Salvador | 20/05/2023 às 10:13
Por enquanto está fechado
Foto: BJÁ
  O Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira (MUNCAB) só deverá reabrir suas portas à visitação pújblica no próximo mês de agosto. Trata-se de um museu com ênfase na valorização de aspectos da cultura de matriz africana, destacando a sua influência sobre a cultura brasileira.

O museu surgiu como resultado de uma histórica reivindicação afrodescendente e com a grande contribuição de estudiosos da cultura brasileira que desejam aprofundar e acolher a inegável contribuição popular e erudita que a cultura africana trouxe ao Brasil.

O gradil da entrada, criado pelo artista plástico J. Cunha e fabricado por Jorge Lima Artefatos de Metal foi inaugurado em 2014, osob o título “Gradil Histórias de Ogum”. A peça retrata os principais momentos e contribuições dos escravos africanos e seus descendentes libertos na construção da civilização brasileira – a diversidade cultural mais rica do planeta.

Além de reunir documentação histórico-cultural afro-brasileira, o MUNCAB realiza ações e iniciativas intercambiais com os países e culturas africanas, como Angola, Moçambique e Guiné, além de promover diversas exposições, oficinas e outros eventos educativos.