Cultura

BIBLIOTECA ANISIO TEIXEIRA É CASARÃO DO SABER NA LADEIRA DE SÃO BENTO

Fica ao lado do Mosteiro de São Bento, centro histórico de Salvador
Tasso Franco , Salvador | 02/04/2023 às 11:37
Biblioteca Anisio Teixeira
Foto: BJÁ
  Já está funcionando na ladeira de São Bento, no centro Hiastórico de Salvador, a BIblioteca Anísio Teixeira, graças a uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que recuperou dois edifícios históricos onde já funcionou uma Associação de Esperanto. 

  Foram investidos mais de R$ 8,5 milhões na intervenção, oriundos do Fundo de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A obra contemplou a restauração integral das edificações, adequou o monumento às normas de acessibilidade universal, e incluiu, dentre outros espaços, sala de exposições temporárias, salas multiuso, setor infantil, auditório, café e área de convivência.

  Os imóveis de propriedade de Adriano Rodrigues Viana, foram doados ao Governo do Estado da Bahia com a condição de que abrigasse, obrigatoriamente, funções educacionais ou culturais. A requalificação do Iphan possibilitou que o uso cultural do espaço fosse retomado no último dia 12 de dezembro.

A biblioteca foi criada em 1948 e possui cerca de treze mil obras em seu acervo. Desde sua fundação, cumpre seu papel de preservar e divulgar a memória do Centro Histórico e Comercial de Salvador. Além disso, promove atividades culturais como oficinas, palestras, exposições, exibição de vídeos e encontros com escritores e cursos de Libras. A Biblioteca é também referência no atendimento aos deficientes auditivos com atividades diárias especiais voltadas para esse público.

O novo espaço comporta todas as atividades do equipamento pertencente à Fundação Pedro Calmon, responsável por sua gestão.