Veja video no canal de Sêo Franco no YouTube
Tasso Franco , Salvador |
11/02/2023 às 19:36
Paroano e os 59 anos de momos
Foto: BJÁ
Quantos risos e quanta alegria neste grupo que a cada ano se apresenta com graça e harmonia, daí o nome de "Paroano Sai Milhó" que comemora 59 carnavais desde que foi a rua pela primeira vez, em 1964. No Fuzuê, hoje, inicou o Carnaval 2023 com a mesma alegria, animação e músicas dos velhos carnavais as marchinhas de vários autores que ainda fazem grande sucesso, algumas delas já de cabelos e barbas brancas como a galera que integra o grupo.
Acompanho-os desde quando a cidade do Salvador era uma civilizada, tinha-se respeito pelas pessoas e não se furtava galinhas. Hoje, furta-se galos quem os tem, celulares, bikes, fios, santos de igrejas e lâmpadas.
Infelizmente, as marchinas com criticas sociais desapareceram ou não se renovaram e esse seria um ótimo tema. O importante é que os senhores do Paraono não perderam a elegância e a arte de viver e curtir o Carnaval que é a manifestação da cultura popular mais importante de Salvador.
E fazem um Caranval que as pessoas adoram - jovens e velhos - e crianças netos e netas dos vovôs dos timbaus, violões, cavaquinhos, reco-reco, rebolo e caixa que entoam músicas que nos remetem aos céus. Que, em 2024, sigam como diz o titulo do grupo: Milhó.
Veja no canal de Sêo Franco, no YouTube, um video sobre alguns minutos da apresentação no fuzuê, hoje.