Cultura

INSTITUTO CERVANTES CELEBRA MARCO HISTÓRICO ENTRE ESPANHA E SALVADOR

Juramento da Constituição espanhola de Cádiz, em 1821, une as trajetórias do país europeu e da capital baiana e ganha série de atividades celebrativas
Darana RP , Salvador | 07/02/2023 às 14:53
Instituto Cervantes
Foto: Divulgação

O Instituto Cervantes Salvador, entidade oficial do Governo da Espanha, realiza nesta semana uma importante celebração de fato histórico que une as trajetórias do país europeu e da capital baiana. O auditório do Instituto receberá, na quinta-feira (9), às 19h, uma palestra do historiador e pesquisador da Universidade de Salamanca, Jairnilson da Paz Silva, sobre o Juramento da Constituição espanhola de Cádiz, de 1812, ocorrido em Salvador em 10 de fevereiro de 1821. A mediação será do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Fonseca de Góes. A entrada é gratuita e aberta ao público.


Como temática central do evento está um dos episódios mais emblemáticos no processo de independência do Brasil: o juramento do rei D. João VI à Constituição Espanhola de 1812. Por meio da esteira do movimento liberal espanhol, foi adotado na Bahia o texto constitucional daquele país, em 1821, e implantada uma nova ordem liberal no Império luso-brasileiro. O juramento de um monarca à Constituição de outro país integrou as estratégias que pressionavam a elaboração de uma Constituição (a primeira da história de Portugal) que decretasse o fim do absolutismo e o estabelecimento de uma monarquia constitucional. 


SERVIÇO
Palestra: O Juramento da Constituição de Cádiz em Salvador - Com o historiador e pesquisador Jairdilson da Paz Silva
Onde: Auditório do Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792 - Ladeira da Barra).
Quando: Quinta-feira, 09 de fevereiro de 2023, às 19h.
Endereço: Quanto: Gratuito - Aberto ao público
Mediação: Joaci Fonseca de Góes -  Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

O palestrante: Jairdilson da Paz Silva é Pesquisador do GIR-Indusal (Universidade de Salamanca) e professor da SEC-BA, possui pós-doutorado na Universidade de Salamanca em História do Direito Constitucional, doutor em Direito pela mesma universidade e mestrado em Instituições Históricas e Jurídicas pela Universidade Estatal de Milão/Universidade de Estudos de Messina. Autor de livros publicados na Espanha como: "Processos Constitucionais da Espanha, Portugal e Brasil no XIX..." e "Constituição, Imprensa e Revolução..." entre outros.

Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispano falantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com mais de 70 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.