Acontece hoje
Tasso Franco , Salvador |
13/01/2023 às 10:18
Abre hoje
Foto: DIV
Em tempos tão confusos nos quatro cantos do mundo, refletir sobre a paz é tarefa das mais urgentes. Pensando nisso, a Brahma Kumaris apresenta a exposição “Paz em todas as línguas ”, com abertura amanhã, 13 de janeiro, às 15h, no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho). A mostra coletiva - que fica em cartaz até 15 de março - conta com algumas instalações e obras interativas e pretende encantar, surpreender e inspirar o público a assumir também a tarefa de se tornar um pacificador.
A mostra conta com dois espaços, um contemplativo e outro denominado Espaço Jovem, mais interativo. Entre as obras do espaço contemplativo, destaque para a “Oceano de Conhecimento ”, com oito telas penduradas sobre um imenso painel do Oceano que trazem reflexões sobre alma e matéria (Consciência de Paz), de onde viemos e para onde vamos (A Morada da Paz), a lei da causa e efeito (Ações de Paz), etc.
No mesmo local, um outro painel do mar ainda maior faz um convite à contemplação: “ Mergulhe no Oceano de Paz". Outra obra é “A tenda da paz/ Gire a paz em silêncio”, uma tenda branca de meditação com iluminação e música ambiente para meditação. Já o Espaço Jovem é um ambiente lúdico e divertido com uma imensa projeção de um clipe feito em Stop Motion por Alex Pochat com canção de Fábio Cascadura em interpretação de Alex Pochat e os 5 elementos (E assim deve ser/ Que essa canção traga paz).
Já na obra “ Pinte a Paz”, as pessoas podem colorir um painel na parede enquanto pensam no tema da paz. Na obra “ Pacifique sua Vida”, pode-se girar uma roda na parede e refletir sobre como pacificar as diversas áreas da vida. Há ainda um espaço central para sentar e fazer pinturas e desenhos sobre paz; o “Paz em todas as línguas” é a obra que dá nome à exposição: diversas caixas nas quais se pode ler depoimentos de jovens de várias partes do mundo compartilhando suas experiências de como pacificam suas vidas.
“O propósito da exposição é oferecer inspiração e também algumas pistas sobre a verdadeira natureza e o poder da paz que cada indivíduo já carrega em si. Ela pretende mostrar um “espaço interior”, onde sempre se poderá encontrar paz. “Cada ser humano é um ‘pacificador’ em potencial no mundo de suas casas e de seu trabalho, bem como no próprio mundo. Mas primeiro é preciso redescobrir a paz interior e conhecer seu poder. É uma descoberta razoavelmente fácil. Mas requer uma tomada de consciência”, comenta Goreth Dunningham, coordenadora do Brahma Kumaris, unidade Pituba.
A Brahma Kumaris é um movimento espiritual difundido por mais de 110 países, com sede em Mount Abu (Índia), escritórios em Londres (Reino Unido), Moscou (Rússia), Nairóbi (Quênia), Nova York (EUA) e Sidney (Autrália). A BK promove meditação, a prática filosófica da Raja Yoga, retiros espirituais, iniciativas ambientais, projetos educativos, culturais e artísticos. Mais informações: www.brahmakumaris.org.br.
Responsável por receber a exposição, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) está sediada em uma das mais importantes edificações do Centro Histórico de Salvador, o Centro Cultural Solar Ferrão. Unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o Solar Ferrão é uma construção de seis pavimentos originária do século XVII, instalada no declive entre o Pelourinho e a Baixa dos Sapateiros, e tombada desde 1938 como Patrimônio Nacional pelo IPHAN/MinC.
Serviço:
Exposição Paz em Todas as Línguas
Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 -Pelourinho)
Período: de 13 de janeiro a 15 de março de 2023
Mais informações: 3356-3900
Entrada franca
Visitação: de terça-feira a sexta-feira , das 10h às 16h., sábados das 12 às 16h
Acesse as redes sociais da DIMUS:
Blog: https://dimusbahia.wordpress.com;
Facebook: dimusbahia.wordpress.com
Instagram: @museusdabahia