Dia 27 de dezembro de 2022, terça feira as 17 horas, será lançado o livro póstumo do Mestre Gildo Alfinete, ‘CAPOEIRA ANGOLA MUNDO AFORA” – uma jornada com o Mestre Pastinha. Editora Barro de Chão.
Gildo Lemos Couto, o mestre Gildo Alfinete, falecido em 2015 deixou um acervo com mais de 3 mil fotos e anotações sobre os momentos de amor e admiração pela Capoeira Angola, durante seus quase 60 anos de convivência e prática pelos 4 cantos do mundo, inclusive com o Mestre Pastinha, no primeiro Festival de Artes Negras em Dakar – 1966.
O livro póstumo é o resultado da consolidação de um trabalho de pesquisa dos irmãos, filhos e amigos do Mestre Gildo Alfinete. O livro será lançado na tradicional Roda da Paz na sede da ABCA – Associação de Brasileira de Capoeira Angola, na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, Salvador – Bahia – Brasil, sob a presidência do Mestre Pelé da Bomba.
A Roda da Paz foi implantada pelo Mestre Gildo Alfinete no final da década de 90, que ficou tradicionalmente conhecida como a Roda de Capoeira que congrega os Mestres, Alunos e admiradores de todos os cantos do Brasil e do Mundo.
Como dizia o Mestre Gildo Alfinete, “assim como o Japão é a Meca do Judô, Salvador é a Meca da Capoeira Angola, a capoeira Mãe de todas as capoeiras”.
O livro Capoeira Angola Mundo Afora – uma jornada com o Mestre Pastinha, “é um mecanismo histórico-cultural das raízes ancestrais da luta dança, arte e mandinga” – palavras do Mestre Genésio Meio Quilo, irmão do Mestre Gildo Alfinete.