Cultura

MARGARETH MENEZES COTADA PARA SER MINISTRA DA CULTURA COM LULA

São informações da imprensa nacional
Tasso Franco , Salvador | 10/12/2022 às 11:03
Margareth com Lula
Foto: Ricardo Stucker
   A midia nacional informa que a cantora baiana Margareth Menezes foi convidada por Lula para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023 no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O convite para assumir a pasta foi confirmado à CNN pela assessoria da artista na manhã deste sábado (10). Inicialmente, falava-se em Daniela Mercury que teria sido a preferida de Janja.

O Ministério da Cultura será recriado pelo governo petista após ter sido transformado em Secretaria Especial vinculada ao Ministério do Turismo durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A artista será a segunda pessoa da Bahia a assumir uma pasta do governo de Lula na próxima gestão. Na última sexta-feira (10/12), o atual governador do estado, Rui Costa, foi anunciado como futuro ministro da Casa Civil.

Menezes também faz parte da equipe de transição da Cultura. O convite para integrar o grupo veio após suas críticas sobre a ausência de negros na gestão.

O Ministério da Cultura foi criado em 15 de março de 1985 pelo decreto nº 91.144 do presidente José Sarney. Em 2016, após a posse de Michel Temer como presidente interino, o MinC foi brevemente extinto e reincorporado ao Ministério da Educação. MinC foi rebaixado e virou a Secretaria Especial da Cultura em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro.