Cultura

MAM: UTOPIAS e DISTOPIAS ATINGEM 16.000 VISITANTES; SEGUE ATÉ 17 NOV

Os números de visitantes crescem cada vez mais no MAM-Bahia em função de novas exposições, projetos educacionais, artístico-culturais e musicais
Tasso Franco , Salvador | 04/11/2022 às 10:10
EXPO no Museu de Arte Moderna
Foto: DIV

Cerca de 16.000 pessoas já visitaram a exposição ‘UTOPIAS e DISTOPIAS’ que prossegue aberta até 27 de novembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, no Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia), em Salvador. A mostra tem cerca de 120 artistas, muitos dos quais baianos e nordestinos, propondo um diálogo entre o acervo fixo (contemporâneo e moderno) do MAM e a arte contemporânea brasileira, como ato de reflexão política e poética.

Os números de visitantes crescem cada vez mais no MAM em função de novas exposições, projetos educacionais, artístico-culturais e musicais. A frequência aumentou com o projeto ‘Estudantes nos Museus’ que traz até dezembro 2.300 estudantes da rede estadual dos ensinos médio e fundamental. Também com o Projeto Visitas Guiadas do Educativo/MAM que contabilizou mais 1.282 estudantes só neste mês de outubro. Nos ‘Estudantes nos Museus’ os alunos ficam o dia todo no MAM, visitando exposições, conversando e debatendo arte, depois almoçam e participam de oficinas de desenho, monotipia e argila.

PROJETOS MUSICAIS e EXPOSIÇÕES – Os números de visitantes crescem nessa temporada primavera-verão quando se mantêm projetos musicais como o JAM no MAM e recomeçam outros como o Sollar Baía que se inicia amanhã (28) e vai até o carnaval/2023. O MAM recebe ainda turistas nacionais e estrangeiros, pois é um dos principais pontos turísticos de Salvador, com seu complexo arquitetônico-histórico originário do século XVII e tombado como Patrimônio do Brasil desde 1943. Some-se a isso os públicos assíduos do Cinema Saladearte do MAM e da livraria Caramurê do museu.

Já as exposições ficam em cartaz de quatro a seis meses. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’, aberta de agosto/2021 a fevereiro/2022, alcançou 70.000 visitantes. ‘Encruzilhada’ que durou de abril a julho/2022, contabilizou 40.000. A mostra ‘Utopias e Distopias’ em quase dois meses já completou 16.000 visitas e agora a reabertura do Museu de Arte Popular em mais uma sala do Solar do Unhão no último dia 21, deve aumentar ainda mais o interesse pelas exposições.

Grupos de escolas, colégios, faculdades e universidades – públicas ou particulares – que desejem participar das Visitas Guiadas do MAM devem enviar solicitação com antecedência para educativo@ipac.ba.gov.br, em atenção à coordenadora do Educativo/MAM, Isabel Gouvêa. Mais informações sobre o museu via telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br.