Produção da H Design, Valencia, Espanha, Tasso Filho e Vitoria Giovanini; foto da capa de Ohara Grece; fotos da contra capa do Bahia Já
Tasso Franco , Paris |
13/07/2022 às 17:35
Mais um roteiro e dicas de 87 restaurantes
Foto: BJA
Já está à venda no site www.amazon.com para qualquer parte do planeta o volume 4 da série Dom Franquito, do jornalista Tasso Franco com esse pseudônimo falando de restaurantes ao redor do mundo, mais especificamente tratando de casas da boa mesa no Brasil, na França e na Espanha, Valencia. Versões no aplicativo Kindle (6 dólares) e impresso (9 dólares mais o frete).
Esta série que começou há mais de dez anos a partir da coluna "A Boa Mesa" no site www.bahiaja.com.br tem oferecido aos leitores dicas onde se comer bem sem necessariamente dar a receita dos pratos a serem apreciados.
O jornalista se detém mais no local onde o restaurante é localizado e a história do sitio assim como a ambientação, a decoração, as bebidas servidas, as sobremesas e assim por diante, tudo de maneira bem agradável, compreensível, com linguagem jornalistica e textos curtos de no máximo duas laudas para cada crônicas.
Asssim, o autor facilita a vida do leitor que diante de tantas informações que recebe no dia-a-dia com a expansão da internet e das redes sociais, aprecia textos bem resumidos dos lugares visitados.
Dom Franquito costuma dizer que a arte de comer não exige a frequência de restaurantes sofisticados e caros, muito bons que são, mas inacessíveis a boa parte da população, porque há lugares bem acolhedores e que servem comidas e petiscos deliciosos a preços suportáveis pela classe média que é a grande maioria da população frequentadora de restaurantes.
Não há, nas andanças de Dom Franquito citações de lugares com estrelinhas Michelin nem de qualquer outra natureza entre os estrelados, uma vez que ele é um classe média que sabe onde alcança o poder do seu bolso e dos seus leitores.
Agora, a escolha que ele faz dos locais que frequenta é criteriosa observando-se a história, a qualidade da comida a ser servida, as bebidas, o ambiente, a decoração, a refrigeração e outros.
Os leitores vão acompanhar neste Volume 4 lugares bem agradáveis de serem frequentados, conhecidos e admirados.
Seguir Dom Franquito é sempre uma viagem de prazer, de alegria, de conhecimento. Claro que os leitores não irão seguir à risca o roteiro feito pelo jornalista porque isso demora muito tempo e nem sempre é possível. Mas, os leitores podem marcar 5 ou 6 restaurantes dos citados para visitá-los sempre que oportuno.
Assim tem sido a trajetória de Dom Franquito há mais de 10 anos sem também estabelecer um roteiro prévio em cada cidade que visita, mas, seguindo sua intuição e também dicas que são dadas por outros cronistas em gastronomia.