Cultura

LAURO:"SEXTOU COM ORGULHO DE SER QUEM SOU" LEVA DEBATE LGBTQIA+

"Sextou com Orgulho de Ser Quem Sou" leva debate LGBTQIA+ para o Centro de Lauro de Freitas
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 09/07/2022 às 18:00
Sextou com Orgulho
Foto: Wandaick Costa

Purpurina, colorido e muito glamour marcaram a primeira edição do 'Sextou Com Orgulho de Ser Quem Sou' realizado nesta sexta-feira (08), na Praça Martiniano Maia, Centro de Lauro de Freitas. O evento, em alusão ao mês internacional do Orgulho LGBTQIA+, atraiu ativistas e artistas do movimento para uma noite especial com direito a performances musicais, debates e sorteio de brindes. 

Realizado pela Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a artista trans Safira Luz abriu o evento cantando Daniela Mercury. Entre os nomes que passaram pelo palco estão Paulete Alencar, Latoya Vayola e Juliete Star. "Esse é um momento que reforçamos o compromisso da gestão, estamos levando para a sociedade o debate  acerca da comunidade LGBTQIA+", afirmou a secretária da SEPADIHR, Deize Marize. 

Atenta às apresentações, a pedagoga e ativista Thiffany Odara, parabenizou a iniciativa. "Estamos ratificando nossas existências e afirmando para a sociedade que nós existimos e estamos lutando contra qualquer tipo de violência", falou. Para o representante da torcida organizada LGBTricolor, Onã Rudá, o sentimento é semelhante. "Toda vez que conseguimos realizar um evento como este que procura dar visibilidade a luta LGBTQIA+, é mais uma oportunidade de conversar com a sociedade sobre que tipo de violência e dificuldade que essa comunidade sofre. Essa é uma forma de combate aos preconceitos e inserir a pauta nas discussões", disse. 

No telão montado em frente ao palco, a homenagem à memória dos ativistas Duzinho Nery e Alex Fraga emocionou a todos. As imagens intercaladas de ambos mostravam momentos de luta em favor do movimento. "Meu irmão Duzinho se foi o ano passado em decorrência de um linfoma, mas Alex foi brutalmente e de forma covarde tirado de nós. Ainda não temos a resposta deste crime, não sabemos quem cometeu nem a motivação", ressaltou Alan Nery. 

Autoteste para diagnóstico do vírus HIV, preservativos femininos e masculinos foram distribuídos durante a ação. O Sextou também teve espaço para o sorteio de brindes, que foram desde secadores de cabelos a perfumes e estadias em hotéis. "Realizamos este evento com a contribuição de outras secretarias, como a de Serviços Públicos e Cultura. Durante todo o mês estaremos movimentando a cidade, levando as pautas LGBTQIA+ para os bairros de Lauro de Freitas", finalizou o responsável pelos assuntos de políticas afirmativas, Franklin Silva.