Clarindo Silva continua a celebrar seus 80 anos, desta vez com o lançamento do sucesso editorial “Conversa de Buzú”, no dia 29 de março, das 18h às 21h, na Livraria Escariz, no Piso L2 Central, no Shopping Barra. “Conversa de Buzú” é um livro que reúne conversas e situações registradas pelo jornalista, escritor e poeta Clarindo Silva em ônibus de linhas municipais de Salvador.
São cinquenta crônicas, apresentadas em textos curtos, destacando diálogos que, trazendo a privacidade de histórias pessoais e íntimas para o ambiente coletivo e comum do interior dos “buzús” - como são chamados os ônibus pelos soteropolitanos -, desvelam sentimentos, impressões, vivências e tensões da vida cotidiana da capital baiana. A linguagem popular do povo baiano, que se desloca entre bairros, diariamente, junto a “motôs”, “cobras” e ambulantes, se evidencia no título: a conversa só poderia ser mesmo de “buzú”.
Outras homenagens
No próximo dia 25, sexta-feira, o Conselho Estadual de Cultura realiza sua 1ª Sessão Ordinária de Abertura dos trabalhos em 2022, e, em caráter festivo e solene presta uma homenagem a Clarindo Silva pelos seus 80 anos. Clarindo também receberá uma Moção de Aplausos e Congratulações “pelo seu aniversário bem como por toda contribuição cultural que executa ao longo de sua vida em nosso estado, em especial ao recorte de sua vivência no Centro Histórico de Salvador”, declara o Conselho.
E no dias 26 de março, 2 e 9 de abri,l a peça teatral "A Mulher de Roxo e outras Histórias da Bahia, com direção de Adson Brito do Velho, também homenageia Clarindo Silva, que é um dos ilustres personagens do espetáculo que faz um resgate da memória histórica de Salvador. No Espaço Cultural Casa 14, na Rua Frei Vicente, 14, Pelourinho, às 19h.
Clarindo Silva
Jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, Clarindo Silva tem sua trajetória no campo da escrita iniciada há mais de cinquenta anos, quando atuou como repórter policial nos jornais A Tarde, Jornal da Bahia e Tribuna da Bahia. Com o tempo, migrou da reportagem para a literatura, não deixando de usar a pena para a defesa intransigente do Centro Histórico de Salvador, região que tem em sua Cantina da Lua um bastião de resistência.
Mestre Calá - como também é conhecido por seus pares - possui o título de Doutor Honoris Causa pela Université Libre des Sciences de L'Homme de Paris e a Comenda da Cultura e das Artes pela Universidade das Américas, além de ter sido agraciado com as mais importantes honrarias da Bahia: a Medalha Tomé de Souza, a Comenda Maria Quitéria e a Comenda Zumbi dos Palmares.
É autor de Memórias da Cantina da Lua, que está em sua sexta edição, e teve a sua biografia escrita por Vander Prata para a Coleção Gente da Bahia, com edição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
Lançamento do livro “Conversa de Buzu”
Quando: 29 de março de 2022 (terça-feira), das 18h às 21h
Onde: Livraria Escariz, no Piso L2 Central, no Shopping Barra.
É possível comprar também o livro em https://www.conversadebuzu.com/
#ClarindoSilva
#CantinadaLua
#Pelourinho
#Centrohistoricodesalvador