Cultura

PAULO DARZE GALERIA APRESENTA GENARO DE CARVALHO NA SP-ARTE 2022

De 6 a 10 de abril
Paulo Darze , Salvador | 10/03/2022 às 16:30
Paulo Darze Galeria apresenta Genaro de Carvalho na SP-Arte 2022
Foto: Divulgação

Genaro de Carvalho é um dos pioneiros na arte moderna na Bahia. Pintor, desenhista, tapeceiro, é nesta última que faz seu maior meio de expressão, abarcando nela seus meios de expressão, sendo considerado um dos nomes mais importantes da tapeçaria no Brasil e na arte internacional.


Durante sua curta vida, (nasceu em Salvador, Bahia, em 10 de novembro de 1926 e faleceu em sua cidade natal no dia 2 de julho de 1971), veio a realizar 54 exposições individuais, sendo 15 internacionais. Após sua morte várias homenagens foram feitas, onde pode-se destacar desde nome de avenidas e ruas em cidades brasileira, álbum de serigrafias, exposições em galerias e museus, artigos e ensaios em revistas e jornais, livros sobre a vida e a obra (o último sendo lançado em 2019), e homenageado como tema do desfile em 1974 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Mocidade Alegre de São Paulo. Suas obras estão em lugares públicos, museus e coleções privadas no Brasil e no exterior.

No texto de apresentação para o catálogo da mostra na SPArte 2022, com o título “Genaro de Carvalho – a arte como trama vital”, Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua ressalva que “as suas tapeçarias ganharam novas texturas ao longo do tempo e mesmo as suas paisagens passaram por transformações, que podem ser observadas, por exemplo, em seus trabalhos que foram o resultado da sua viagem de pesquisa à região agreste de Alagoinhas, na Bahia, por volta de 1963. Nessas obras, as suas flores e pássaros com cores exuberantes dão lugar a uma paisagem árida, com galhos secos e tons terrosos, onde os pássaros lutam para sobreviver”.

 

Discorrendo sobre sua arte, numa entrevista para Clarice Lispector para a Revista Manchete, em novembro de 1968. “A arte que faço é uma arte de amor, sempre foi. Faço porque gosto, e desejo que outros gostem também. Nunca foi e nem será uma arte hermética, não é uma arte de revolta nem de protesto, mas isso não quer dizer que eu esteja de acordo com as dores do mundo contemporâneo. Sou participante e testemunha de todos os conflitos e acontecimentos. Vejo e sinto o grande desencontro, a luta pela sobrevivência.


Considero que o homem atual, atingido no cerne de seu ser pelas mais diversas situações aflitivas, necessita pelo menos de uma pausa, ou de um alento que lhe retempere as forças, restituindo-lhe o ânimo. A arte que faço é uma tentativa de proporcionar esse momento. Se puder contribuir com um pouco de alegria e otimismo, a missão a que me propus estará cumprida”.


Na abertura desta entrevista, Clarice Lispector escreve: “Tanto na cor como nas formas, as tapeçarias e pinturas de Genaro de Carvalho tem uma criatividade audaciosa, sem ser chocante. Sente-se, em cada tapete, o rigoroso artesanato que o próprio Genaro exige: Ele é hoje tapeceiro como os da Idade Média e da Renascença. É o maior artista que temos no gênero, além de pioneiro da tapeçaria no Brasil”.

 

SpArte 2022 - Espaço de intercâmbio cultural e artístico para curadores, colecionadores, artistas, e o público em geral, admiradores das artes, reúne galerias do Brasil e internacionais com mostras dos artistas mais importantes no cenário das artes visuais, a SpArte, Festival Internacional de Arte de São Paulo, se constitui num dos maiores eventos do mercado de arte em todo o mundo.


Maior feira de arte da América Latina, na sua edição 18, em 2022, tem como endereço o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, e neste repensa sua expografia, com o design e as editoras no térreo, e as galerias de arte no primeiro e no segundo pavimentos do pavilhão, e como consequência do aprendizado dos tempos atuais, integra o presencial e virtual, com uma programação que inclui conversas com artistas, curadores e críticos proeminentes do mundo da arte, podendo ser acompanhada em transmissões ao vivo do evento.

Além disso, todas as galerias que participam de forma presencial poderão ser visitadas virtualmente, possuindo acesso à plataforma sp-arte.com, que permanentemente estará sendo ativada em editoriais no site, em newsletters e nas redes sociais, ampliando o alcance da participação. Para visitá-la presencialmente será necessário seguir os protocolos exigidos.