Cultura

GUARDA INÉDITA COMPOSTA POR POLICIAIS FEMININAS MARCA O DIA DA MULHER

Guarda inédita na PMBA composta por policiais femininas marca o Dia da Mulher no QCG
Polícia Militar da Bahia , Salvador | 08/03/2022 às 15:44

O Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), foi marcado com uma guarda inédita na PMBA formada exclusivamente por policiais femininas que recepcionou o comandante geral da PM, coronel Paulo Coutinho, o subcomandante geral, coronel Nilton Machado, e autoridades civis e militares que participaram do evento.


Durante a solenidade, a canção da Companhia de Polícia Feminina foi executada pela Banda Maestro Wanderley, com letra da tenente Lílian Cerqueira e música do capitão da reserva remunerada Jaime Evangelista.


Foram realizadas homenagens às mulheres que se destacaram por suas conquistas e contribuições sociais. A representante do Núcleo de Religiões de Matriz Africana, capitã Thaís Trindade, e a capitã Elma Pimentel, oficial do Departamento de Promoção Social (DPS), deixaram mensagens de amor, carinho e reconhecimento pelo desempenho das mulheres na PMBA.


O coronel Paulo Coutinho falou da importância da presença feminina na corporação. “A mulher trouxe para a Polícia Militar, além do profissionalismo, um ambiente de delicadeza, organização e muito amor. Parabéns pelas conquistas e avanços. Vocês podem tudo! Feliz Dia da Mulher”, declarou o comandante geral.


As mulheres na Polícia Militar têm ganhado um protagonismo maior na corporação durante a gestão do coronel Coutinho, que inclusive escolheu a major Flávia Barreto como uma porta-voz da instituição. Na última sexta-feira (4), major Carina Fernanda foi nomeada comandante da Cipe Litoral Norte e passa a ser a primeira mulher a comandar uma Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe). No final do ano passado a soldado Carole de Jesus se tornou a primeira cornetista da história da corporação, até então função tradicionalmente masculina.