Faculdade criada por dom, João VI, em 1808
Tasso Franco , Salvador |
19/02/2022 às 19:01
A faculdade criada por por dom João VI
Foto: REP
Na última sexta-feira, 18, comemorou-se a fundação da Escola de Cirurgia da Bahia. A instituição, fundada em 1808 por Dom João VI, deu origem à Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde o prefeito Colbert Martins Filho e a primeira dama Adenilda Martins se formaram.
Na época, a escola funcionava no antigo Hospital Real Militar da cidade de Salvador, que ocupava o prédio do Colégio dos Jesuítas, construído em 1553, no Terreiro de Jesus.
Em 1º de abril de 1813 a escola se transformou em Academia Médico-Cirúgica. Em 03 de outubro de 1832 ganhou o nome de Faculdade de Medicina, que guarda até hoje.
O prefeito destaca os milhares de testes e estudos realizados, que deram início às pesquisas tropicalistas, médico-legais, psiquiátricas e antropológicas, determinando a expansão da cultura médica nacional e procedimentos avançados no tratamento de doenças típicas do país.
"Tenho muito orgulho de ter me graduado nesta importante instituição, que tanto contribuiu para o avanço da medicina no país", destacou.