Cultura

DOMINGO: LISBOA E SALVADOR SE ASSEMELHAM NA ARTE DE CURTIR A NATUREZA

A beira do Tejo ou a beira da Baía de Todos os Santos o curtir gratuito aos domingos
Tasso Franco , Salvador | 23/01/2022 às 10:58
É domingo em Lisboa à beira do rio Tejo
Foto: BJÁ
      Dois mundos diferentes e assemelhados: em Salvador, verão, a praia é o principal local de lazer gratuito da cidade e frequentada por milhares de pessoas; em Lisboa, inverno, a beira do Rio Tejo é o principal local de lazer gratuito da cidade e frequentado também por milhares de pessoas. A diferença é que, os trajes são a sunga e o biquini, em Salvador; e em Lisboa, roupas pesadas para se proteger do frio.

   São, portanto, duas situações bem peculiares em duas cidades mãe e filha distantes uma da outra por 8h de voo com comportamentos que são diferenciados pela temperatura. Mas, a maneira de praticar o lazer gratuito aos domingos é assemelhada. Em Salvador, bebe-se chope e cerveja gelada para apaziguar o calor; e em Lisboa, ginja e vinho para aquecer o corpo.
   Tanto em Salvador quanto em Lisboa pode-se passear de barcos e lanchas percorrendo a Baía de Todos os Santos e a desembocadura do Tejo a partir do Restelo. São passeios belíssimos onde se podem contemplar as duas cidades, uma vista a partir do mar; e a outra a partir do rio. O Tejo, em determinado ponto, parece um mar. O Mar da Palha é uma grande bacia no estuário do Rio Tejo próximo da sua foz, que no seu ponto mais largo atinge 23 km de largura. 

   É domingo e passear nessas duas cidades faz parte da vida de ambas. Um privilégio porque nem toda grande cidade tem mar e/ou rio. E já que a natureza nos proporcinou esses acidentes geográficos vamos curti-los. (TF)