Fica no Chiado próximo do Café à Brasileiro
Tasso Franco , Bertrand |
18/01/2022 às 10:43
Livraria Bertrand do Chiado
Foto: BJÁ
Visitei a Livraria Bertrand do Chiado, Lisboa, e percorri as suas sete salas com milhares de livros. É reconhecida pelo Guinness World Records em 2011 como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento, pois vende livros desde 1732.
“O fim é o princípio” – assim começa o Manifesto Bertrand e é também desta forma que podemos iniciar a expedição pela Bertrand do Chiado: entrando pela porta principal na Rua Garrett ou pela porta do Café Bertrand, inaugurado em Maio de 2017, na Rua da Anchieta.
Se optarmos pela porta principal, a primeira sala que nos acolhe é a de Aquilino Ribeiro. À direita, junto à estante que dá destaque à sua obra, encontramos o “Cantinho do Aquilino”, lugar que em tempos foi onde o escritor se recolhia em leituras e pensamentos.
A Bertrand do Chiado é uma livraria peculiar, pois além de ser uma loja de livros, é um espaço onde é possível fazer uma expedição pelas várias salas e pelos autores que as apadrinham.
Para além de Aquilino segue-se José Saramago, Eça de Queiroz, Almada Negreiros, Alexandre Herculano e Sophia de Mello Breyner, todos eles com um espaço que lhes é dedicado: uma estante, onde se lhes destaca a obra e uma placa onde se lhes conta a história.