Cultura

CÂMARA SERRINHA FECHA OS OLHOS À CULTURA E NÃO RESPONDE A HISTORIADOR

Historiador só deseja nome oficial dos bairros e os projetos de leis dos vereadores
Tasso Franco ,  Salvador | 17/12/2021 às 10:08
Câmara Municipal de Serrinha
Foto: BJÁ
     No dia 29 de junho de 2021, depois de ter ido a sede da Câmara Municipal de Serrinha, sem êxito, encaminhei uma solicitação por escrito ao presidente da Casa, Alexandre dos Reis Menezes, solcitando a relação oficial dos nomes dos bairros da cidade e quais foram os veradores autores dos projetos, mas, infelizmente, até os dias atuais, passados mais de 5 meses, não fomos atendidos. 

  A solicitação visa apenas embasar trabalho jornalístico que estamos publicando no Bahia Já sobre a história dos bairros de Serrinha, o que, pretendemos tornar publicação em livro, no ano 2022.
  
  Alexandre Menezes telefonou-me acusando o recebimento do meu pedido e disse que iria providenciá-lo o mais breve possível. É provavel que a Câmara não disponha desses dados organizados o que, de fato, demandaria algum tempo para catalogá-los uma vez que Serrinha tem bairros, como o centro histórico que data do século XVIII e outros mais recentes, como o Parque Santana e os URBIS I e II que são mais recentes. 

  Creio, no entanto, que não justifica tanta demora. Mas, há esperança de que, em 2022, meu pedido seja atendido uma vez que a CMS já entrou em recesso.

   Um estudo organizado dos bairros em Serrinha não existe sequer na Prefeitura. Em anos idos, a Conder começou a fazer um trabalho mais abrangente sobre esse tema, porém, não concluiu. Restou uma foto desse estudo morfológico que está pendurada numa das salas da Prefeitura, ao lado onde despacha Clevinho.
  
  Já conseguiu através do Centro de Memória de Serrinha e de outras fontes junto a Associação de Bairros algumas datas e projetos de leis desses bairros e ainda espero que a Câmara mesmo com toda desorganização possa atender-nos. 

  Seria bom para a CMS ter isso catalogado e organizado em meio digital importante para a preservação da memória da cidade. Nós estamos fazendo nossa parte dando essa contribuição à história de Serrinha e, independete, da resposta da Câmara - espero que seja positiva - nosso livro será publicado provavelmente, no segundo semestre de 2022. E lançado no Encontro dos Amigos de Serrinha, em 20 de novembro de 2022. É um livro que está tendo muita colaboração de diversos serrinhenses e todos depoimentos serão citados. (TF)