Cultura

BISPO DE SERRINHA DÁ SINAIS DE QUE VAI MUDAR A PROCISSÃO DO FOGARÉU

Dom Hélio que mais sentimento religioso do que folclórico na procissão é o que se articula
Tasso Franco ,  Salvador | 05/12/2021 às 11:44
Procissão do Fogaréu, em Serrinha
Foto: BJÁ
      O novo bispo de Serrinha, o alagoano dom Hélio Pereira dos Santos, nomeado pelo papa Francisco em 3 de fevereiro de 2021, está dando sinais junto a integrantes da comunidade católica local que pretende modificar (novamente) a procissão do fogaréu, a manifestação popular de rua mais importante do município, instalada pelo padre Carlos Ribeiro, em 1930, e que completará, em 2022, 92 anos de existência. Até onde podemos apurar, o novo bispo pretende dar um tom mais religioso ao evento do que teatral.

  Conversas estão sendo feitas com alguns católicos e historiadores locais e, ao que tudo indica, a procissão tende a voltar à sua forma tradicional - sem andores, sem carros de som, sem bandas e até sem teatro e desfile de 'romanos' e 'Cristo' estilizados. Um dos católicos que já teria sido consultado foi Manoel Augusto Paes Nunes, católico da linha tradicional e que durante anos puxou a procissão com cânticos religiosos e exaltação a santos.

  Ainda não se sabe que mudanças, de fato, vão acontecer e se a procissão, em 2022, acontecerá diante da pandemia da SARS/Covid. Como estamos falando de um evento que deverá acontecer em 14 de abril do próximo ano e o combate à Covid tem sido severo na Bahia, com vacinação em massa da população, é possível que, até lá, a procissão aconteça.

 QUEM É DOM HÉLIO

Dom Helio Pereira dos Santos nasceu na cidade Pão de Açúcar (AL), em 18 de novembro de 1967,foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador (BA), 2016/2020. A ordenação episcopal ocorreu no dia 22 de julho daquele ano. Seu lema é “Ide e fazei meus discípulos”.

Entre os anos de 1990 e 1992, dom Helio cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (AL). Os estudos de Teologia foram entre 1993 e 1996, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Dom Hélio é pós-graduado em História pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e também em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes. Possui, ainda, Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ao longo do ministério presbiteral na diocese de Palmeira dos Índios (AL), dom Hélio atuou como reitor do Seminário São João Maria Vianney; capelão; coordenador de Pastoral; professor; pároco; chanceler da Cúria Diocesana de Palmeira dos Índios; vigário geral da diocese; e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Nomeado bispo titular da Diocese de Serrinha, em fevereiro de 2021.