Cultura

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ÌYÀMÌ DE NADIA TAQUARY NA PAULO DARZÉ GALERIA

A partir do dia 9 de dezembro
Paulo Darze , Salvador | 01/12/2021 às 17:58
Exposição Ìyàmì
Foto: Divulgação

A Paulo Darzé Galeria apresenta a partir do dia 9 de dezembro, com visitação aberta ao público das 19h às 22h, a exposição Ìyàmì, com obras inéditas da artista Nadia Taquary, tendo como curadores Ayrson Heráclito e Thais Darzé.

 

Nadia Taquary investiga tradições, métodos e práticas afro-brasileiras, a partir da história do povo negro no Brasil e deste legado ancestral debruça suas pesquisas sobre a joalheria crioula e os adornos corporais africanos. Em sua produção inaugural apresenta elaborações escultóricas que falam sobre as táticas de conquista da liberdade por africanas escravizadas. Dando foco ao adorno que carregam no ventre, que luta para ser livre - a penca do precioso balangandã em um corpo guardador do pecúlio. 

 

Nessa mostra, intitulada Ìyàmì, são apresentadas obras que afirmam o poder mítico e ancestral do feminino responsável pela própria energia geradora da vida. A artista dá visibilidade a um repertório de apurados Ìtàns que revelam as divindades como o maior símbolo do poder feminino na cultura Nagô.