Cultura

141 ANOS DA CHEGADA DO TREM EM SERRINHA:VILA MUDA SUA VIDA PARA SEMPRE

Aconteceu em 18 de novembro 1880 e linho inglês predominou nas vestes dos homens
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/11/2021 às 09:35
A Vila se engalanou toda para receber o trem
Foto: REP
    Completa nesta quinta-feira 141 anos que foi inaugurada a San Francisco Railway Companhy - a estrada de ferro concessão inglesa - trecho entre Alagoinhas e Serrinha, com um trem "Maria Fumaça" chegando a vila de Serrinha, em 18 de novembro de 1880, 4 anos, portanto, depois da emancipação municipal de Purificação dos Campos (Irará), que se deu em 13 de junho de 1876.

  Foi um dos acontecimentos mais notáveis de Serrinha e que mudou para sempre a história da localidade, até então uma comunidade rural que se ligava a Salvador por tropas de burros via Estrada das Boaiadas na direção de Água Fria, Alagoinhas, Pojuca, Salvador ou pelo Recônocavo via Cachoeira e Iguape, e passou a ter um meio de transporte mais moderno do planeta e encurtou a viagem para 6 horas. O impacto foi extraordinário: no comércio, na hotelaria, na indústriam, nos serviços, em toda a comunidade.

  Pela primeira vez Serrinha teria um médico, conheceu a engenharia, o sindicalismo, o telégrafo sem fio, uma série de inovações que a colocaria no âmbito de uma vila moderna que se assemelhava (guardada as devidas proporções) a Chicago, nos Estados, cidade que nesta mesma época inaugurou sua estação de trem rumo ao Oeste dos EUA.

  O restante da história não vou contar porque vocês conhecem desde a decadência da Leste Brasileiro que substituiu San Francisco Company até os dias atuais com a Atlântico.