Cultura

GAL MARTINS CHEGA A SALVADOR PARA ENSINAR A DANÇA DA INDIGNAÇÃO

Pela primeira vez na Bahia, Fórum de Criação Convival, processo criativo que dialoga com questões raciais e de gênero, é destinado a artistas negros, LGBTQIAP+ e periféricos
Lau Francisco , Salvador | 13/09/2021 às 13:43
Gal Martins
Foto: Divulgação

No ano de 2012 surge nos palcos de São Paulo uma nova forma de abordagem na dança contemporânea. Um processo de criação que dialogasse com questões raciais, de gênero e que desenvolvesse nos palcos mais do que uma dança contemporânea: mas uma Dança Preta Contemporânea. Nascia então a Dança da Indignação, metodologia que surgiu de uma necessidade do amadurecimento estético da Cia.


Sansacroma, grupo paulistano criado e dirigido por Gal Martins, Artista da Dança, Atriz, Gestora Cultural e Cientista Social. Gal traz pela primeira vez na Bahia o 1º Fórum de Criação Convivial: A Dança da Indignação | TERRITÓRIO SALVADOR, acontece de 20 de setembro a 01 de outubro de 2021, das 19h às 22h, na CASA CHARRIOT, na Rua Conselheiro Lafaiete, 5 - Comercio, Salvador. A atividade é gratuita mediante inscrição até dia 16 de setembro de 2021.


A proposta desse Fórum, em sua primeira edição na cidade de Salvador, é partilhar entre as participantes os laboratórios de criação que compõem essa metodologia denominada: A Dança da Indignação. É destinado exclusivamente para artistas residentes em Salvador - BA (prioritariamente artistas negres, LGBTQIAP+ e das periferias). A pesquisa se consolida nos cinco últimos espetáculos do repertório da Cia. (A Máquina de Fazer Falar, Outras Portas, Outras Pontes, Rebanho, Sociedade dos Improdutivos e Rituais de Suspeição) e na realização de três edições do Fórum de Criação Convivial na cidade de São Paulo.


Com orientação geral de Gal Martins e colaboração de Regina Santos e Flip Couto, o Fórum reflete a INDIGNAÇÃO como potência de criação e composição de dramaturgias coreográficas e narrativas a partir da relação entre arte, vida, território, corpo marginal, corpo dissidente e pretitude. “Estar em Salvador é uma ação potente e simbólica na atual conjuntura e atuação da Cia Sansacroma. Propomos uma troca e convergência de afetos, ancestralidades e jornadas. Estamos preparando para que este Fórum nesse tempo tão complexo e caótico seja um espaço de segurança, de escuta, de cuidado, de afeto, de organização dos ódios e de desobediência”, explica Gal Martins, que completou recentemente 18 anos de Sansacroma, companhia ganhadora do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria Dança em 2018.

Nesta edição propõem-se a imersão de 10 dias de atividades com carga horária total de 50 horas, sendo 10 horas de atividades assíncronas. Também será realizado um compartilhamento público dos processos dos/das participantes. Serão selecionades 15 artistas que deverão ter disponibilidade para participar dos encontros que serão realizados presencialmente seguindo todas as orientações de segurança e prevenção da pandemia.


A lista de aprovades será publicada nas redes sociais de Gal Martins e da Cia Sansacroma e também via e-mail cadastrado na inscrição. “O Fórum é um espaço de discussão pública. Pontos de vista podem ser expostos, sendo acrescidos por problematização. Para nós, pensar um fórum de criação convivial, proporciona um processo de disseminação e validação da pesquisa. Outros artistas com múltiplas experiências em dança podem contribuir através da problematização dos procedimentos criados, bem como podemos afirmar em corpos que nunca vivenciaram a pesquisa da Cia e a eficiência da metodologia”, complementa Gal. Na Cia Sansacroma, ela afirma que é levado em consideração a importância de elaborar conscientemente os horizontes e os princípios que orientam o nosso cotidiano social e de trabalho. Assim, além da indignação, Gal considera o convívio entre diferenças e individualidades estéticas, condição fundamental para práticas de empatias criativas. 

 

 1º Fórum de Criação Convivial: A Dança da Indignação | TERRITÓRIO

SALVADOR

De 20 de setembro a 01 de outubro de 2021, das 19h às 22h, na CASA

CHARRIOT, na Rua Conselheiro Lafaiete, 5 - Comercio, Salvador.