Cultura

LANÇAMENTO DO LIVRO 'FLUXO E REFLUXO' ACONTECE EM LIVE NO YOUTUBE

O evento acontece na próxima quinta-feira (26)
Fundação Pierre Verger , Salvador | 27/08/2021 às 20:26
Lançamento do livro ‘Fluxo e Refluxo' acontece em live no YouTube
Foto: Divulgação

Fundação Pierre Verger tem a honra de convidar para a live de lançamento da reedição do livro ‘Fluxo e Refluxo’, do fotógrafo e antropólogo francês, Pierre Verger.


O evento acontece na próxima quinta-feira (26), a partir das 19 horas, através do canal YouTube do Instituto Tomie Ohtake e contará com a presença da antropóloga Lilia Schwarcz, do historiador João José Reis, do historiador e diplomata Rubens Ricupero, do artista Ayrson Heráclito, da curadora da exposição Priscyla Gomes e de Angela Luhning, diretora da Fundação Pierre Verger.


‘Fluxo e Refluxo’ é resultado de quase vinte anos de pesquisa de Pierre Verger. O detalhado e criterioso estudo foi apresentado pela primeira vez na Sorbonne Université, em 1966, como a tese de doutorado do antropólogo e etnólogo francês. Lançada no Brasil em 1987, a obra rapidamente se tornou um marco historiográfico: a partir de levantamentos feitos na costa da África e de cartas do negreiro José Francisco dos Santos, conhecido como Alfaiate, Verger reconstrói a rota de compra e venda de escravos entre a Bahia e o Golfo do Benim no período da colonização portuguesa, e recupera os desdobramentos culturais dessa relação comercial.


Esgotado nas livrarias há mais de 20 anos, ‘Fluxo e Refluxo’ já pode ser adquirido no site da Fundação Pierre Verger. Clique aqui ou na imagem acima e receba o seu em casa.