Cultura

SALESIANOS FAZEM CARREATA PARA DOM BOSCO NA PARALELA E MISSA SEGUNDA

As celebrações acontecem também na segunda-feira, 16, com Missa Festiva e lançamento do livro do Pe. Magno de Carvalho Xavier
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/08/2021 às 12:23
Carreata para dom Bosco
Foto: Jonas Farias
  Fomentar os sonhos da juventude é o caminho para um amanhã de realizações. Nisso acreditam os Salesianos Bahia, que anualmente homenageiam o seu fundador, São João Bosco, em uma festa que reúne toda a família salesiana. Em 2021, a celebração, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, tem como tema sonhos, inspirado em um dos que Dom Bosco teve ainda garoto, aos nove anos de idade, e orientou toda a sua trajetória à formação de jovens para a vida e fé.

No domingo, 15 de agosto, foi realizada a segunda edição da Carreata com Dom Bosco, que já nasceu mostrando sua grandiosidade ano passado, reunindo mais de 200 carros e arrecadando alimentos que foram doados para famílias em situação de vulnerabilidade social. A carreata solidária, que sai às 8h30 do Colégio Salesiano Dom Bosco na Paralela em direção ao Liceu Salesiano do Salvador em Nazaré, segue adaptada para respeitar todas as medidas de biossegurança orientadas pelas autoridades de saúde para a prevenção da contaminação por Covid-19.

“Temos a alegria de convidar a todos para participar da Carreata Dom Bosco. O evento é aberto ao público e tem como objetivo marcar na capital baiana o amor que sentimos pelo nosso fundador em um ato de solidariedade”, convida Pe. Eudes Barreto Fernandes, diretor da Instituição.

Já no dia 16, a celebração no Colégio Salesiano Dom Bosco inclui apresentação musical nos intervalos das aulas, missa solene às 11h e lançamento do livro “Cristão Leigo: um chamado à unidade e à santificação do mundo” do Padre Magno de Carvalho Xavier, coordenador da Pastoral do Liceu Salesiano e Reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

O sonho de Dom Bosco

Aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”, São João Bosco (16/08/1815 – 31/01/1888) nasceu na Itália, em uma família de camponeses católicos. Quando ainda tinha nove anos de idade, teve um sonho misterioso que marcou e orientou os anos seguintes de sua trajetória. Foi ordenado sacerdote em 1841, em Turim (Itália) e, desde então, dedicou seu trabalho à missão da igreja e à educação, desenvolvendo o seu próprio método educativo ao qual denominou sistema “preventivo”, em oposição ao sistema de repressão vigente na Itália no século XIX. Com ele, procurava evitar as punições ao jovem, colocando-o em situação de ser capaz de ser o melhor que puder; numa maneira agradável, amável e integral de abordar a educação.

Rede Salesiana

A Rede Salesiana Brasil é a maior rede de escolas católicas das Américas. No Brasil, são cerca de 90 mil alunos e 5 mil educadores, em mais de 110 escolas de 70 cidades brasileiras. As duas escolas salesianas presentes em Salvador – Liceu Salesiano do Salvador, em Nazaré, e Colégio Salesiano Dom Bosco, na Avenida Paralela – são dirigidas pelo Pe. Eudes Barreto Fernandes e compartilham o mesmo objetivo: "Ser referência em educação, evangelização e promoção social, fortalecendo o Carisma Salesiano em rede, por meio de práticas inovadoras, acolhedoras e eficazes, objetivando a formação integral e continuada da Comunidade Educativo-Pastoral (educandos, educadores e famílias) ”, explica o diretor dos Salesianos Bahia. 


|SERVIÇO|

CARREATA COM DOM BOSCO (evento solidário e aberto ao público)

Quando: Domingo, 15 de agosto, às 8h30.
Local: Colégio Salesiano Dom Bosco (Av. Paralela) em direção ao Liceu Salesiano (Nazaré).

Programação:

8h30 - Concentração no Colégio Dom Bosco – Momento de acolhida e animação com a banda da Pastoral (agentes de Pastoral do Liceu e do Dom Bosco).
8h40 - Palavra inicial do diretor da presença salesiana Pe. Eudes.
8h45 - Apresentação Artística. 
8h55 - Benção dos carros e saída.
11h – Previsão de chegada no Santuário de N. Sra. Auxiliadora no Liceu Salesiano do Salvador (Nazaré), onde também acontecerá a  Bênção do Santíssimo.