Cultura

ESCRITOR BRITÂNICO LANÇA LIVRO SOBRE O BRASIL NA ERA BOLSONARO

Beef, Bible and Bullets – Brazil in the Age of Bolsonaro faz uma análise importante da origem do bolsonarismo e das tensões num Brasil cada dia mais polarizado
Carolina Campos , Salvador | 11/08/2021 às 16:31
O escritor e jornalista britânico, Richard Lapper
Foto: Divulgação

Pouco antes do início da pandemia da Covid 19, o escritor e jornalista britânico Richard Lapper passou uma temporada no Brasil, onde viajou por vários estados, de Norte a Sul do país, conversou com dezenas de pessoas, colheu depoimentos e fez uma ampla e detalhada pesquisa que resultou no livro “Beef, Bible and Bullets – Brazil in the Age of Bolsonaro”, algo como “Boi, Bíblia e Balas – Brasil na Era de Bolsonaro”, lançado em Londres, onde o autor vive. No livro, o experiente jornalista, que já morou no Brasil e estudou a fundo o país, tenta responder o que levou a eleição de Bolsonaro, um capitão reformado do Exército e um político que até 2018 tinha pouca expressão nacional e uma atuação pífia como deputado federal. Suas aparições públicas eram sempre motivadas por declarações violentas, misóginas, racistas, homofóbicas e por seu desapreço pelos Direitos Humanos. Considerado o “Trump dos Trópicos”, o presidente brasileiro usa táticas semelhantes ao do ex-presidente americano e se elegeu com uma campanha divisionista, potencializada por notícias falsas compartilhadas nas redes sociais.

 

Para entender a ascensão de Bolsonaro, o autor ouviu muitos eleitores brasileiros, representantes dos setores do agronegócio, evangélicos e policiais e militares, grupos que deram expressivo apoio para sua eleição. Sua análise também levou em consideração indicadores socioeconômicos consistentes. Dentre inúmeras fontes importantes, o jornalista conversou com os economistas José Roberto Mendonça de Barros e Marcos Lisboa e com o sociólogo, historiador e antropólogo Paul Freston, pesquisador das interações entre política e religião na America Latina.

 

  A partir daí, Richard Lapper construiu uma relato bem estruturado e contextualizado que explica a origem do bolsonarismo e considera Bolsonaro como um populista de extrema direita. Segundo Lapper, trata-se do presidente mais à direita da América Latina desde as ditaduras militares dos anos 70.

 

O livro já foi lançado no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália e há uma editora brasileira interessada em publicar sua versão em português. A obra tem 272 páginas e foi publicada pela Manchester University Press.

 

  Escrito em inglês, “Beef, Bible and Bullets – Brazil in the Age of Bolsonaro” é uma leitura necessária para estrangeiros que queiram entender o Brasil do momento atual. Pode ser adquirido na Amazon e na Livraria Cultura.

 

 

 

Sobre o autor

 

Casado com uma baiana, o escritor e jornalista inglês Richard Lapper, que vive em Londres, trabalhou durante 25 anos no jornal britânico Financial Times, um dos principais jornais de economia do mundo e um dos diários mais tradicionais do Reino Unido. Lapper foi editor internacional do jornal e morou em vários países, onde atuou como correspondente, inclusive no Brasil. Atualmente, ele atua como consultor especializado em América Latina. É membro do Royal Institute of International Affairs (Chatham House), organização sem fins lucrativos e não governamental, sediada em Londres, que tem como missão analisar o conhecimento e promover uma melhor compreensão dos principais temas políticos internacionais.