Cultura

HISTÓRIA DO BAIRRO DA VAQUEJADA EM SERRINHA: VALEU BOI DESDE 1969 (TF)

Bairro completa 52 anos de existência e é o que mais cresce na cidade em áreas com o metro quadrado mais valorizado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/08/2021 às 10:52
Colégio no bairro da Vaquejada na Av Valdete Carneiro
Foto: BJÁ
   O bairro da Vaquejada teve seu início com a inauguração do Parque de Vaquejada Fernando Carneiro por seu filho Osvaldo Carneiro da Siklva (Valdete), em 1969, na região Nordeste da cidade após a BR-116 Norte, numa área que era rural com sitios e pequenas fazendas, entre elas, a Pinheiras. Um ano antes, em 1968, na Fazenda Santa Cecília, de propriedade de Valdete, aconteceu a primeira vaquejada no município ainda numa área restrita somente para vaqueiros e fazendeiros incentivada por Ernesto Ferreira, Nenem de Marôto e pelo empresário Walter Fernandes.

   Com o sucesso na Santa Cecília - ainda com público restrito - a festa foi levada para uma área nas proximidades da BR-116 Norte (onde hoje se situa a Rua João Barbosa, a praça dos Vaqueiros e ruas adjacentes) aberta ao púlbico e com um desfile de cavaleiros pelas ruas da cidade e missa campal. O desportista de Vaquejada Ernesto Ferreira conseguiu com seu prestígio pessoal trazer para Serrinha, já nessa primeira vaquejada pública, corredores de outros estados do Nordeste. 

   O parque nasceu com dois movinentos entrelaçados: o lazer e a política. Ou seja, criar uma área de lazer para os ruralistas e produtores rurais apreciadores da corrida de vaquejada (derrubada de bois noviços numa arena cercada e piso fofo de areia), que já existia em alguns municípios do Nordeste brasileiro, e um local que abrigasse barracas de comidas e bebidas típicas, produtores areios e outros, chapéus, vestimentas em couro, etc - e um ponto de balada que foi apelidado pelos jovens de "Inferninho". 

  Ou seja, o "Inferninho" era frequentado por apreciadores urbanos da Vaquejada e muito mais interessados na paquera dos jovens - homens e mulheres e na música. Alguns vaqueiros urbanos também participavam usando botas e chapéus. Era uma tribo, uma muvuca, uma galera em êxtase, enquanto os "atletas" da derrubada dos bois seguiam suas jornadas, com a locuação de Pio.

  O lado político estaria ligado ao fato de que, Valdete sendo irmão de Plínio Carneiro politico em ascensão no governo Luis Viana Filho (1967/1970) e seu outro irmão Aluizio Carneiro candidato a prefeito, em 1970, nada melhor do que criar uma área nova de lazer que fosse mais democrática do que a ACS - Associação Cultural Serrinhense - chamada popularmente de "O Clube" e que era comandada por Carlos de Freitas Mota, adversário político de Plínio, este herdeiro do pesedismo de André Negreiros Falcão, mas, já com outra configuração (vianista). 

  Numa foto de 1968, da vaquejada inicial na Santa Cecília aparecem Aluízio Carneiro, Manoelzinho aboiador, Genilda, Valdete Carneiro, Plínio Carneiro, Ernesto Ferreira, Walter Fernandes, José Alves, Piranha, Piroca, Chico de Almerinda, Barbosa, Mudo e o filho de Moisés de Pombo. Há, no bairro, uma rua com o nome Plínio Carneiro.

  SUCESSO DESDE O INICIO

  O parque da Vaquejada caiu como uma bomba no meio político e foi um sucesso tão grande, desde sua primeira edição pública-urbana, que não se falava noutra coisa na cidade. E, com o passar dos anos, a intensa movimentação de pessoas e negócios em direção ao parque (a festa em si durava 3 a 4 dias, mas, tinha toda uma preparação e treinos que duravam meses) o antigo caminho da roça para o povoado do Regalo (hoje, avenida Valdete Carneiro) o local foi se urbanizando aparecendo casas, bares, lanchonetes, oficinas e se tornando um bairro.

  Foi um processo demorado e que a BR-116 Norte contribuiu imensamente para isso, pois, a sua aba direita na direção de Teofilândia, abriga o novo bairro que se estende na Av Lomanto Jr até as imediações do Assaí na direção Leste; e ao Norte até as divisas com a fazenda de Geraldo Santiago (A Primavera) e a área sitio onde reside Lulu Novaes. Vê-se, pois, a dimensão do bairro ainda com uma enorme área a crescer no subcentro apelidado de "Bairro dos Ricos" (ao Norte) e em loteamentos da familia Serra e outros na direção Nordeste.

  A festa dos vaqueiros, em si, teve altos e baixos, especialmente após a morte (precoce) de Valdete Carneiro e o gerenciamento que ficou com a viúva. Não cabe aqui detalhar essas questões porque estamos falando da história do bairro e, embora uma coisa esteja relacionada a outra, Ernestro Ferreira comandou um tempo, depois Josevaldo Lima, também, até que entrou em cena Wardinho Serrinha, na década de 1990, instalando o imenso Parque Maria do Carmo (nome de sua mãe), em 1998, numa área de 175 mil metros quadrados murada e com uma infra-estrutura para a corrida de vaqueiros e shows. 

   PARQUE MARIA DO CARMO

   Os dois parques não poderiam conviver na própria dimensão de Serrinha e um terceiro, no Cajueiro, de Ernesto Ferreira, e quem teve a maior estrutura e organização sobreviveu: no caso o Parque Maria do Carmo com os irmãos Wardino e Carlinhos Serra à frente. Ernesto Ferreira entrou na politica (sem deixar de ser vaqueiro) e veio a falecer no ano de 2010, aos 72 anos de idade, tendo como herdeiros dos seu espólio politico os filhos. Plínio Carneiro ainda atua na politica de Serrinha. Passou o bastão para seu irmão Rubem, o qual foi eleito deputado, mas, já se aposentou, seu filho tentando ser vereador sem conseguir êxito. 

    O Parque Maria do Carmo vai dar um grande impulso no bairro diante da infra estrutura que foi criado no seu entorno com o surgimento de novas ruas e avenidas e uma nova dinâmica na festa que passou a ter um caráter nacional com a presença de grandes artistas da axé, do sertanejo e do pagode. O bairro, pois, foi se ampliando em torno desse parque e além dele numa outra direção com entrada e saida pelo Posto de Ireninho. 

O BAIRRO

  A essa altura, entre 1969 e 1998, a Vaquejada competando 29 anos de existência, o bairro já estava formatado com a avenida principal recebendo o nome de Valdete Carneiro e ganharia novo impulso com o Parque Maria do Carmo abrindo novas ruas e avenidas na direção Leste da BR-116 Niorte e noutra frente na direção da Vila Natal, algumas delas com nomes da plantas: Hortências, Margaridas, Girassol, Primavera. 

  Nesse interim, a área do antigo Parque Fernando Carneiro foi loteatada e hoje são ruas (a principal João Barbosa) com testada para a avenida Valdete Carneiro e para uma praça que foi urbanizada e se chamada dos Vaqueiros onde foi erguida uma capela em louvir a Nossa Senhora Aparecida, e uma outra praça inaugurada na gestão Osni Cardoso, mais adiante, a Rufino Lopes Mendonça (Aboiador), de 2014.

  Toda a área do antigo parque não existe mais. Esta repleta de construções residenciais e comerciais, duas delas, grandes empresas de materiais de construções e padraia, era onde se situava o curral dos bois que era levados à arena da derrubada.

  Hoje, o bairro é o que mais cresce em Serrinha com empreendimentos da familia Serra (leia-se Wardinho e Carlinos) e outros na construção de residências com vários loteamentos. Na parte mais adjacente a BR-116 Norte/Posto Guanabara está totalmente urbanizado com colégios, empresas comerciais e de serviços, bares, restaurantes, salões de beleza, oficinas mecânicas e outros.

   Em determinadas áreas é o metro quadrado mais caro da cidade considerando-se zona residencial. O centro tem o metro quadrado mais caro comercial.

  A DUPLICAÇÃO DA BR-116 NORTE

  Com a duplicação da BR-116 Norte é possível que este bairro cresça ainda mais a depender do traçado da estrada. Por enquanto, a obra está paralisada na altura da Cerâmica de Queiroz. É provável que essa duplicação se processo por detrás do Mortel Hollywood passando pelo IFA e contornando o bairro da Vaquejada pela área Norte e indo sair na estrada que liga Serrinha a Biritinga e depois se entroncando com a BR-116 Norte na altura do antigo Posto de Ezequiel. 

  Se o traçado for este se criará um novo vetor de crescimento e até o surgimento de um possível novo bairro. Se o traçado por pela Av Lomanto Jr algumas casas comerciais e áreas de postos de gasolina terão que ser removidas. 

  TRASTEVERE DE SERRINHA

 Trastevere é um dos vinte e dois riones de Roma - capital da Itália - localizado no Municipio I, na margem ocidental do rio Tibre e ao sul do Vaticano. Seu nome vem do latim Trans Tiberim, que significa literalmente "além do Tibre". Desde a fundação de Roma, o Tibre foi a alma da cidade, e o fato que a cidade lhe deva a própria existência é descrito já na primeira cena da lenda da fundação, com Rômulo e Remo na cesta sob a Figueira Ruminal.

  Todas as colônias pré-romanas que convergiram à Roma histórica estavam nas proximidades do Tibre, mas ao alto e não nas margens, pela evidente razão de defesa e porque o Tibre sempre foi um rio sujeito a cheias imprevistas.

  Quando eu era criança minhas visitas a área da hoje Vaquejada tinha esse sentido. Ficava do outro lado da Serrinha na direção do Regalo. Saíamos do Largo da Usina, atravessavamos o caminho da Serisicultura e dobravamos a esquerda por uma estradinha rural que dava nessa área com sitios e fazendolas. 

Quando a BR-116 Norte cortou a Serrinha por fora do centro da cidade a gente dizia em relação a área de chácaras da Vaquejada: "É do outro lado da estrada". Como se fosse de uma nova Serrinha que poderia surgir. E surgiu. 

  Tempos de jovem íamos aos sítio do pai de Manolo, Sêo Celestino, da familia Ferreira e na Vila Natal de Sêo Vilela, mais à frente. Nunca cheguei a ir ao Regalo e a Guanabara duas comunidades mais distantes, bem antigas. Regalo, em português, significa uma iguaria, um prato apetitoso. Em espanhol, presente. Un regatilo, um presente mais barato. Não sei se foi algum descendente de espanhol que colocou esse nome. Guanabara é outra comunidade com nome fora do contexto da cultura de Serrinha. Era o nome do estado do Rio, Estado da Guanabara, entre 1960/1975. Mas, o certo é que existem em Serrinha, as comunidades de Guanabara I e II, dois poblados (como dicen los espanholes) - povoados.

O QUE DIZEM AS PESSOAS

Josemi Alves - exatamente onde fica parte do estacionamento da Vaquejada e mansões do bairro era fazenda do meu tio avô Antônio Conrado. Lugar aprazível com inúmeras fruteiras centenárias, uma casa de farinha enorme, onde nos divertimos muito nos temos das farinhadas. Se chamava Fazenda Pinheiras, a base dos meus antepassados, os Conrados, que infelizmente foi vendida por bagatela pelos herdeiros desavisados.

No exato local da foto, ficava o curral da pista do antigo Parque de Vaquejada Fernando Carneiro, que deu nome ao bairro, do outro lado da Avenida ficava o matadouro do saudoso Valdete Carneiro, idealizador do esporte em Serrinha e que empresta o nome para a citada avenida.

Aristeu A Lima - Meu caminho da roça.

Josemi Alves - Aristeu A Lima passando pela casa de Tia Rosa. Andei muito por lá numas prosas com tio Totonho. Parecia improvável, mas rolava uma prosa boa.

Edvaldo Teixeira Oliveira - Meu bairro, Já estou curioso.

Jorge Matos - Frequentei muito as noites no "Inferninho" acompanhado pelos amigos Valdemir De Lima Oliveira e Roberto Santos (Betinho).

Luis Carlos Andrade - Estrada para o Regalo cruzando a Br 116-Norte logo em frente ao posto Guanabara já inuagurado em função da mudança da pista chegou também de mudanças a Molas Brasília, do saudoso Sr Dedé. Tinha também a oficina do saudoso Zitinho e a bela chácara do Sr Celestino. 
O que antecede a Vaquejada é o abatedouro de Valdete Carneiro o qual ficava situado a direita mais ou menos onde hoje é a Praça do Vaqueiro, sobre a cultura e prática da vaquejada o próprio Valdete já tinha um parque de vaquejada na sua fazenda que adiante trouxe para cidade desta forma urbanizando a cultura e fazendo dela um evento popular na nossa região juntamente com Ernesto Ferreira e o Sr Nenêm de Maroto  
Na minha infância a sexta feira era dia de folia. Era dia de trazer o gado para o abate então ficávamos escondidos esperando a chegada pois vinha tangidos por vaqueiros trajados de perneiras chapéus e gibão mas. . .p ara nós bom mesmo era vê a boiada estourar kkkkkkkkkkk.
Com o falecimento de Valdete, minha tia deu seguimento a vaquejada que teve também apoio de Aluízio Carneiro, houve também a missa do vaqueiro com a presença do Rei do Baião o qual eu tive a oportunidade de conhecê-lo. Adiante o nobre Gerinaldo foi o responsável por não deixar morrer este evento serrinhense, que por fim hoje e mantido por Vardinho Serra na localização onde era o sítio do Sr Zuzú.