Cultura

UFRB LAMENTA MORTE DA PROFESSOR FRAN DEMÉTRIO 1ªTRANS DA INSTITUIÇÃO

Veja nota da UFRB
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/07/2021 às 23:40
Fran Demétrio
Foto: DIV
   Morreu na tarde desta quarta-feira (28), em Salvador, a professora Fran Demétrio, docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desde 2011, lotada no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Ela atuava como Professora Adjunta no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade e como professora permanente no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Fiocruz.

Em nota, a UFRB manifestou “profundo pesar” e “condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda”. A causa da morte não foi divulgada.

Fran Demétrio foi a primeira mulher trans professora da instituição. Ativista pelos direitos da população trans, a professora tem destacada atuação na ampliação do debate sobre raça, gênero e sexualidades, especialmente no campo da Saúde.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e outras diversas instituições lamentaram a morte da docente. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB decretou luto oficial por três dias e a suspensão de todas as atividades acadêmicas nos dias 29 e 30 de julho.

Fran Demétrio é pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), possui doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA), mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) e graduação em Nutrição pela ENUFBA. É líder, coordenadora e pesquisadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, Gêneros e Sexualidades – LABTrans/UFRB