Cultura

CONFIRA PALESTRA "NOVOS OLHARES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA BA"

O encontro virtual acontecerá nesta terça-feira(20)
IGHB , Salvador | 19/07/2021 às 19:12
"Novos olhares sobre a Independência do Brasil na BA"
Foto: Divulgação

Nesta terça (20) de julho, às 17 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove a palestra “Novos olhares sobre a Independência do Brasil na Bahia”, pelo canal youtube/ighbba. O encontro virtual terá as participações da professora doutora Lina Aras (Ufba), do professor doutor Sergio Guerra Filho (UFRB) e do professor Jaime Nascimento (IGHB).


A Guerra de Independência do Brasil na Bahia passou na última década do século XX por um processo de renovação que levou a ampliação desse objeto de estudo a partir das fontes consagradas sobre o evento, bem como o uso de documentação, até então, pouco trabalhada, aliada a abordagens teórico-metodológicas igualmente renovadas. “A partir da identificação da produção sobre esse tema discutiremos a inserção de novos/as atores e atrizes, da inclusão de novos espaços de ação da guerra e da articulação em torno dela. Assim, buscaremos situar o “estado da arte” dessa temática e os novos campos de pesquisa a serem explorados”, explica Lina Aras.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA)