A escritora Lia Gonzalez lança nesta quinta-feira, dia 15 de julho, às 19hs, em ambiente virtual, o livro um bocado de vida, que reúne poemas, crônicas e prosa poética carregados de humor, mas contendo também reflexões sobre a existência humana em seus diversos aspectos.
A publicação inaugura o catálogo da Luminosa Livros, braço editorial da Luminosa Produções Artísticas, dirigida pela gestora cultural, atriz e escritora Maria Prado de Oliveira. O prefácio da publicação é da escritora, poeta, professora e contadora de histórias Mabel Velloso, enquanto o professor e pesquisador em Cultura e Sociedade, Sérgio Sobreira, assina o posfácio.
“Os poemas, prosas, pensamentos estão interligados diretamente à minha solidão genuína, uma mistura de humor e consternação; rio do meu próprio infortúnio, outras vezes externo-o de maneira visceral, quando a alma de poeta sangra, mas tem que continuar existindo”, define Lia Gonzalez.
Para ela, todas as ocupações que a mobilizam na vida (cozinha, costura, etc) se interligam, de forma intrínseca, no seu processo criativo e isso pode ser visto como uma das características do seu primeiro livro: “Enquanto cozinho, canto, declamo, converso sozinha, faço declarações de amor, digo o que penso, transformo os utensílios da cozinha em pessoas, enfim, é toda uma essência entre a poesia e o paladar. Costumo dizer: primeiro sinal de paixão, ir para o fogão. E com a costura é a mesma coisa, tudo está interligado. Enquanto bordo, costuro sonhos. Prendo as pessoas para delas me libertar. Os pontos são sábios e reveladores, assim como os temperos. E é isso que faço com os meus bordados e quitutes. Prendo, solto, a depender da importância que cada uma dessas coisas conquista em minha vida”.
Por tudo isso, o livro traduz um pouco do que autora já viveu e vive e suas experiências mais empolgantes. Como ela mesmo confessa, sua juventude foi intensa, cheia de aventuras e grandes paixões, experiências que a levaram a descobrir a “incoerência” do mundo muito cedo. “Acho que vivi um bocado, diz ela, já fazendo uma analogia com o título do seu livro. Um bocado de tristeza, um bocadinho de alegria, uma porção de sofrimento, um quinhão de regozijo, um farto pedaço de prazer, fatias de vida, que muitas vezes não me levaram a lugar nenhum, outras vezes, ao paraíso. A vida é um bocado de ideias”, sintetiza.
Criação x redes sociais
Antes muito resistente às redes sociais, Lia Gonzalez descobriu nesses veículos virtuais, hoje fundamentais na vida das pessoas, um canal muito interessante para veiculação dos seus escritos. Começou aos poucos. Foi postando um texto, outro, um poema aqui, outro ali, quando percebeu estava transformando as redes sociais em sua plataforma mais rotineira. O incentivo dos seguidores foi decisivo para que continuasse escrevendo até chegar ao livro um bocado de vida.
Por força da pandemia, e bem a propósito do que foi o processo criativo do livro, o lançamento da publicação será também no meio virtual: na plataforma Zoom no dia 15 de julho. No momento, a autora trabalha a pré-venda da publicação, que custa R$50,00 (frete incluso) e pode ser adquirido através da Luminosa Livros no contato [email protected]
Luminosa Livros
Após o lançamento de "um bocado de vida", de Lia Gonzalez, e de Voos Essenciais - Palavras Arregrais, coletânea que reúne escritos de alunas e alunos dos cursos da conhecida Denise Stoklos, criadora do Teatro Essencial, ambos em julho de 2021, a Luminosa Livros planeja lançar, em 2022, um livro do designer gráfico Tielson Santos, ainda sem título, e o próximo livro autoral de Maria Prado de Oliveira, "Rezas Brabas Por Uma Prece Livre".
Serviço:
Livro “um bocado de vida”
Autora: Lia Gonzalez
Lançamento: Plataforma Zoom
Data:15 de julho de 2021
Pré-venda: R$50,00 (frete incluso).
Contatos para compra: [email protected]
WhatsApp: (71) 99921-2368