O prêmio foi criado na Argentina pelo Presidente do Prêmio Internacional Nevado Solidario de Oro, na Cidade San Rafael Mendonza- Argentina.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
15/06/2021 às 18:49
Presidente do Olodum João Jorge na abertura
Foto: OLODUM
O Festival Ibero-americano Intercâmbio de Arte e Cultura pela Paz é a união da arte e a cultura dos cidadãos latino americanos e europeus.
O Festival envolve 27 países como: Argentina, Angola, Brasil, Bolívia, Costa Rica, Chile, Colômbia, Cuba, México, Estados Unidos, Venezuela, Espanha, Índia, Suécia, Peru, Uruguai, República Dominicana, entre outros. Sendo a terceira edição no Brasil e a primeira na versão Virtual.
O prêmio foi criado na Argentina pelo Presidente do Prêmio Internacional Nevado Solidario de Oro, na Cidade San Rafael Mendonza- Argentina.
O objetivo deste projeto é valorizar profissionais que se dedicam à arte e ações multiculturais, visando associar atitudes que buscam reconhecer a necessidade de preservação de suas histórias como patrimônio desenvolvendo-se a compreensão do que seja a plena cidadania.
O produtor Sayder SDR é o Diretor da “Fibac pela Paz Brasil 2021" e está no comando das homenagens junto com a Coordenadora Geral, Zenaide dos Santos SA e a produtora cultural Luzia Moraes da Corrdenação na Bahia.
Devido às restrições contra Covid-19 o Prêmio será apresentado na série “Entrega Virtual".
Estamos celebrando no Salão Nelson Mandela - Que foi Presidente da África do Sul, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e pai da moderna nação sul-africana.
A palavra Olodum é de origem yorubá que significa "Deus dos Deuses" ou "Deus maior". O Bloco Afro Olodum é uma das mais importantes instituições da cultura negra afro-brasileira, tendo o Projeto Social Escola Olodum.
O Olodum tem como Presidente o advogado e militante do Movimento Negro João Jorge, contemplado e apresentador.
Abrimos oficialmente a Cerimônia de Entrega do Prêmio Internacional Ibero-americano de Arte e Cultura pela Paz Brasil 2021, no Salão Nelson Mandela, na sede do Olodum- Pelourinho, Salvador, Bahia- Brasil, às 15h, do dia 16 de junho, quarta-feira, do ano de 2021. Com a cobertura do Canal Web "TV Pelourinho".
São 66 contemplados (Portugal, Itália, Suíça, Estados Unidos, Argentina, França e Brasil: Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasila, Bahia: Cachoeira, Ruy Barbosa, Santo Amaro, Ilha de Maré, Boipeba, Ilhéus, Salvador, Teofilândia, Maraú). Muita gratidão a todos os envolvidos. Em especial a imprensa, aos colaboradores do Festival e a todos que nos ajudaram a chegar aqui.