Cultura

SEGUNDO TRIO ELÉTRICO DO MUNDO SURGIU EM TODAVIA, por FERNANDO VITA

Fernando Vita é jornalista e escritor e está no TCM com conselheiro
Fernando Via , Bahia | 08/06/2021 às 09:52
A prova contundente da existência do trio
Foto: REP
     Do jornalista e escritor Fernando Vita autor de vários livros sobre a cidade de Todavia (Santo Antonio de Jesus) no Recôncavo baiano, com sua brilhante pena:
  
   - O segundo trio elétrico do mundo surgiu - adivinhem onde? - em Todavia. Chamava-se Trio Elétrico Brasil. Pertencia a um camarada chamado Seu Diguinha, que convivera lá na mesma Todavia, nos meados dos anos 40 do século passado, com o nosso Osmar Macedo. 

   Perguntarão alguns, mais curiosos: que porra Osmar foi fazer em Todavia? Respondo: participar das obras do Moinho Leone, um projeto industrial inovador, empreendido pelo Inglês, que, como tudo em Todavia,  já não existe mais. 

   Nem o trio, nem o Inglês, nem o moinho, nem Seu Diguinha, nem Geraldino Bombaço - que tocava violão de sete cordas no trio e aparece na carroceria -, nem Jorge do Gás - que pousa ao lado de Seu Diguinha, o do pé direito no estribo do GMC, que pertencia a Seu Osvaldo CARDIM, empreiteiro “calça curta” e amigo e compadre do velho JURACY Magalhães, todos personagens dos meus livros, inclusive o célebre Nadinho Rolete, este ainda vivo, então motorista do trio.