Aconteceu neste sábado (Com The Sun informações)
Tasso Franco , da redação em Salvador |
17/04/2021 às 14:13
Apenas membros da familia real
Foto: REP
Normalmente, o movimento do caixão sendo colocado na abóbada sob o chão da Capela do Quire of St George ocorre em privado.
Mas, pela primeira vez, a BBC e a Sky News transmitiram o momento comovente, depois que milhões se sintonizaram para assistir à jornada final do príncipe Philip.
Quando foi baixado para a abóbada real, a Jarreteira King of Arms proclamou os "estilos e títulos" do duque, que foram lidos na íntegra.
Conforme planejado pelo próprio Philip, o chamado naval às armas, Action Stations, foi tocado enquanto o caixão era abaixado.
Joe Little, editor da revista Majesty, descreveu o momento como "único na história real britânica".
No funeral de George VI em 1952, o caixão do rei foi baixado para dentro do Vault, mas os procedimentos não foram televisionados, então o funcionamento do motor não foi transmitido antes.
Fotografias da ocasião, tiradas à distância, mostram a nova Rainha Elizabeth II parada em frente ao espaço no chão, depois que o caixão desceu.
Ela borrifou terra no cofre e ficou com a rainha-mãe viúva , sua irmã, a princesa Margaret, e a irmã do rei, a princesa Maria.
O caixão de Philip repousava sobre um catafalco no Quire e estava coberto com seu estandarte pessoal e decorado com uma coroa de flores e seu quepe e espada da Marinha.
A espada foi dada a ele pelo rei George VI por ocasião de seu casamento com a princesa Elizabeth em 1947 e está gravada com uma mensagem de seu sogro.
O duque também selecionou pessoalmente o uniforme - as medalhas e condecorações conferidas a ele pelo Reino Unido e pelos países da Comunidade Britânica - junto com suas asas da Força Aérea Real e o bastão do Marechal de Campo.
O Royal Vault at Windsor foi criado entre 1804 e 1810 para George III, que morreu em 1820 e está enterrado junto com George IV e William IV.
Outros enterrados lá incluem a esposa de George III, a rainha Carlota, e sua filha, a princesa Amelia, que foi a primeira a ser enterrada lá.
A filha de Jorge IV, a princesa Charlotte, e o pai da rainha Vitória, o duque de Kent, também foram colocados no cofre.
A princesa Margaret, que morreu em 2002, foi cremada e suas cinzas foram inicialmente colocadas no Royal Vault, antes de ser transferida para a capela memorial George VI com os caixões de seus pais quando a rainha-mãe morreu poucas semanas depois.