Cultura

“PAI NOSSO” ESTÁ EM CARTAZ NO PROJETO “VOZES ENCENA INTERIOR”

O elenco conta com os nomes de Aldenor Garcia, Jorge Batista e Lucas Oliveira
Eric Thadeu Nascimento Souza , Salvador | 15/04/2021 às 11:50
Lucas Oliveira, Jorge Batista e Aldenor Garcia em cartaz em Pai Nosso
Foto: divulgação
Depois do sucesso da primeira live do projeto “Vozes Encena Interior 2021”, do Grupo Vozes, na última quinta-feira (08), com a apresentação do projeto e com os diretores compartilhando suas expectativas, os trabalhos finalmente se iniciam hoje (15), com a apresentação do espetáculo “Pai Nosso”, com texto de Gildo Oliveira e direção de Jorge Batista.

O elenco conta com os nomes de Aldenor Garcia, Jorge Batista e Lucas Oliveira.

  A sinopse da peça fala de dois irmãos (do total de três filhos) que velam o corpo do pai, relembram os últimos momentos de vida dele e como o tempo trouxe mudanças tardias para o seu comportamento.

  O irmão mais novo mantém a esperança de que o irmão mais velho apareça para a despedida e perdão de uma dívida familiar entre eles. O do meio exibe um sentimento diferente, tem ressentimentos e mágoas por assumir o papel de irmão mais velho e manter as tradições ultrapassadas exigidas pelo pai.

  O irmão mais velho foi expulso de casa após defender a mãe, que era agredida pelo pai. Afastou-se da família e rompeu laços com todos, pois não sentiu acolhimento e nem apoio ao enfrentar os absurdos e constrangimentos causado pelo genitor.

A morte obriga obriga-s a recordar cenas de um traumático passado causado pelo pai, um implacável e inflexível homem com atitudes e educação rígidas, além de refletir sobre uma herança maldita de submissão da mulher mãe para manter a família.

“Pai Nosso” é um drama perturbador, construído em torno de um velório, onde o público é convidado a refletir sobre o peso constante da morte e a continuidade da vida. Um mergulho no papel do homem, macho ativo e provedor na sociedade contemporânea.  A peça trata ainda das consequências da falida educação patriarcal e repressora que ainda pairam sobre as famílias.

 

Sobre o projeto “Vozes Encena Interior”
 
O projeto traz três diretores teatrais com espetáculos de no máximo 60 minutos, todos adaptados para o formato virtual. Os resultados dessas adaptações podem ser conferidos ao longo do mês de abril, durante as exibições online gratuitas, em plataformas como o Google Meet, Youtube e Instagram, sempre às quintas-feiras, às 19h. “Pai Nosso”, em cartaz, é o primeiro dos espetáculos.

Para acompanhar os trabalhos e assistir as peças, basta procurar o canal “VozesEncenaInterior” no You Tube e o perfil @vozesencenainterior no Instagram.

O projeto é financiado pelo Governo Federal com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).