Cultura

POESIA INVADE A 1ª FESTA LITERÁRIA DA CAATINGA EM SUA SEGUNDA SEMANA

Festa faz doação de livros a bibliotecas públicas da cidade de Irecê
Doris Pinheiro , Salvador | 06/04/2021 às 06:00
Péricles Barretto
Foto: divulgação
A semana começa com muita poesia na 1ª Festa Literária da Caatinga, que segue com intensa programação até 10 de abril. Estão no ar, nas redes sociais da festa,  vídeos curtos com trechos selecionados de obras dos autores participantes interpretada por atores de Irecê e gravados na região. Foram selecionados textos do romance “Essa Terra”, de Antônio Torres, o homenageado da festa, poemas de Rita Santana, Clarissa Macedo, Elton Magalhães, Tiago D. Oliveira e Alex Simões e ainda duas crônicas de Saulo Dourado e Franciel Cruz. Os vídeos foram gravados em áreas urbanas e rurais da cidade com direção de Paulo Atto e edição de Sócrates Junior. Os atores de Irecê participantes são Marcos de Assis, Mozart Primo, Mirta Dourado, Péricles Barretto e Karen Moitinho.

1ª Festa Literária da Caatinga - A partir da cidade de Irecê a programação prossegue até o dia 10 de abril com os encontros “Um Dedo de Prosa”, sobre temas relacionados à literatura, com convidados internacionais, nacionais e da região, palestras,  contações de história, exibição de documentário, recital lítero-musical, intervenção poético musical,  espetáculos teatrais e shows. Todas as atividades serão gratuitas, não necessitam de inscrição e acontecerão via canais digitais do Festival de Teatro da Caatinga – Fanpage do Facebook  (https://www.facebook.com / festivaldeteatrodacaatinga) e canal ofical do YouTube/Festival de Teatro da Caatinga.

Doação de acervo para bibliotecas públicas – A 1ª Festa Literária da Caatinga comprou um conjunto de 100 livros com exemplares dos diversos autores que compõe a Festa Literária. Os livros serão doados para as duas bibliotecas públicas da cidade : Biblioteca Pública da Praça CEU e Biblioteca Hermenito Dourado.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira a programação :

05.04.21 - Segunda-feira – 19h - Um Dedo de Prosa - Palestra: Religião, Fé e Cultura Popular em "Os Sertões" e outras escritas - Prof. Gildeci de Oliveira Leite

05.04.21 - Segunda-feira – 20h - Um Dedo de prosa – Encontro: Dramaturgia Latino-americana, Processos Criativos e de Produção - Rui Pires / PORTUGAL, Paulo Atto / BRASIL, Yacqueline Salazar / COLÔMBIA e Pati Domenech / ESPANHA.

06.04.21 - Terça-feira – 19h - Intervenção poético-musical - Causos e Acasos do Sertão – Rimas do dia a dia - Com o poeta e cantador ireceense André Marques.

06.04.21 - Terça-feira – 20h - Um Dedo de Prosa - Palestra: Diásporas, migrações e trânsitos culturais na literatura brasileira contemporânea: entre o local e o universal - Prof. Marielson Carvalho.

07.04.21 - Quarta-feira – 19h - Um Dedo de Prosa – Diálogo: Sertanias e Uurbanidades - Como os escritores ireceenses Franciel Cruz e Saulo Dourado.

07.04.21 - Quarta-feira – 20h - Um Dedo de Prosa - Palavra cantada: Travessias entre a Literatura e a Música - Maviael Melo e Celo Costa, com apresentação de Jota Veloso.

08.04.21 - Quinta-feira – 19h - Um Dedo de Prosa – Encontro: Por que ler Poesia? Com as poetas Rita Santana e Clarissa Macedo, com mediação do poeta Alex Simões.

08.04.21 - Quinta-feira – 20h - Um Dedo de Prosa – Intervenção poética: O Tempo da Coisa - Espetáculo com o ator e poeta Daniel Farias, com direção de Jackson Costa.

09.04.21 - Sexta-feira – 19h - Um Dedo de Prosa: Perspectivas de Edição de autores baianos - Editora TPI, Editora Cogito e P5 Editora.

09.04.21 - Sexta-feira – 20h - Espetáculo “O Avô e o Rio” - Com o ator Israel Barreto, baseado no conto de Aleilton Fonseca, com direção de Roquildes Junior.

10.04.21 – Sábado – 17h - Público infanto-juvenil: contação pequeninos - Com a atriz e escritora Tânia Barbosa, do Teatro Popular de Ilhéus.

10.04.21 – Sábado – 19h - Causos e Acasos do Sertão – Prosa de Sanfoneiro - Show com o sanfoneiro Gildo Arano.