Cultura

DICAS DO SERAMOV: FASCÍNIO DO HOMEM PELAS TORRES E CASTELOS MEDIEVAIS

O que isso representa na vida das pessoas e na interpretação de sonhos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/03/2021 às 10:57
Torres Serranos, Valencia, Espanha
Foto: BJÁ
  O jornalista Tasso Franco publicou nesta quarta-feira, 24, no aplicativo wattpad, o 24º texto do seu livro "A mão espiritual de Seramov - linhas que iluminam o seu futuro" falando das torres e castelos e as interpretações dos sonhos. Leia texto abaixo e os demais textos no wattpad.


                               O FASCÍNIO DO HOMEM PELAS TORRES E CASTELOS MEDIEVAIS

 

  Há um fascínio do 'sapiens' em todo mundo de conhecer as muralhas, torres e castelos da Europa, Ásia e Oriente Médio. Tanto isso é verdadeiro que o turismo explora bem esses locais como pontos de atração. Lembro que, jovem ginasiano, quando a professora de história falava de Nabucodonossor, da Muralha da China e das Pirâmedes do Egito nós ficávamos admirados e isso era tema de conversas que tínhamos fora das salas de aulas. E quando víamos n'algum filme, no cinema, os castelos europeus ficávamos com uma vontade enorme de conhêce-los. Agluns de nós, inclusive, sonhávamos com muros, muralhas, castelos e assim por diante. 

  Sigmund Freud explica isso no seu livro "A Interpretação dos Sonhos" alguns dos motivos pelos quais sonhamos com essas construções e diria a vocês que sonhei (e ainda sonho) muito com um enorme muro que circula o chalé onde nasci e morei até minha adolescência. E, claro, toda vez que vou a Europa (não conheço a Ásia e o Oriente Médio) visito um desses pontos turísticos e sempre acrescento algum conhecimento. Creio que, todo mundo que tem essa oportunidade, também acrescenta à sua cultura algo de novo.

  Foram nesses castelos que nossos ancestrais viveram desde a época do império romano, há mais de 2.000 anos, e é sempre uma curiosidade ver como viviam, como eram os banheiros, a cozinha, os quartos, os móveis e assim por diante. E as muralhas (também residência de tropas) para defesa das localidades. Sonhar com muralhas representa para alguns psicanalistas firmeza, decisão de atingir obstáculos. Outros entendem que muros e paredes representam situações difíceis na vida. Dificuldades que são enfrentadas e vencidas.

 Minha última visita a uma muralha aconteceu na cidade de Valencia, Espanha, há pouco mais de 1 ano, as Torres del Serranos ou Torres Serranos, que é uma torre construída no século 14 para defender a cidade de invasões turcas e de outros povos que vinham na rota da  Catalunha em direção a Valencia. Naquela época, ainda passava próiximo da torre o rio Túria, que foi desviado no século XX  porque inundava alguns bairros da cidade.

  Essa torre se ligava com outras torres e formavam uma muralha. E na parte alta há um espaço onde os guerreiros arremessavam bolas incendiárias, jogavam pedras e lanças certeiras para se defender das invasões.

   Essa torre foi construído pelos cristãos após a desocupação árabe na Península Ibérica, que durou 550 anos. Os árabes dominaram essa região desde o ano de 780 d.C. até 1280. E a cidade de Valencia tem bairros com denominações árabes, inclusive Ruzafa, que é o bairro mais 'cool', o bairro mais charmoso, que em árabe significa jardim. E há próximo de Valencia uma região onde os árabes implantaram a cultura do arroz. Dessa região se espalhou pela península até Portugal e de Portugal para o Brasil.   

   A Torre Serranos é um ponto turístico importante da cidade. Eu e meu filho subimos, estivemos lá em cima e vimos a fortaleza que é. As dimensões das paredes são de 40 a 60 cm. E o portão da entrada é de ferro e madeira com a largura de quase 30 centímetros. As ceteiras são bem fechadinhas para evitar que os guerreiros fosses atingidos. É uma fortaleza imensa, belíssima.

   Depois dessas fortificações, a cidade de Valencia nunca mais foi invadida pelos turcos que tiveram uma dominação política, uma dominação econômica, dominação militar, mas conviviam com os cristãos. Até que o Rei de Aragão, Jaime I, fez um exército mais poderoso e expulsou-os dessa região. 

   Então, se você tiver oportunidade de vir a cidade de Valencia, você pode visitar esse monumento fantástico para nós brasileiros que não temos isso na nossa terra. Na cidade de Salvador, que é uma cidade fortaleza, sequer nós temos mais os vestígios das portas da cidade. E eram portas bem mais rudimentares do que essa. As muralhas em Salvador são mais estreitas e na área do Pelourinho estão submersas. 

   O que não faltam são castelos, muralhas e torres na Europa, a começar pelo Castelo de São Jorge, em Lisboa, uma das grandes atrações turísticas da cidade.

   Vamos as dicas da mão espiritual de Seramov, as cinco flechas douradas, certeiras:

  1. Se você sonha com muralhas, castelos e torres não se impressione embora isso tenha um papel importante na psicanálise (linha freudiana), uma janela para o incosciente. Uma muralha alta é sinal de alerta. Adote uma postura positiva, de solidez, de força. Agora se for um muro desmorando ou você caindo dele representa um simbolismo negativo.

  2. Freud no seu livro "Interpretação dos Sonhos" tem explicações para tudo. Castelo representa força e poder no simbolismo dos sonhos. O seu jeito de ser. Mas, também, pode sifnidicar medo, inquietação.

  3. Aparentemente, uma torre não tem muita coisa para se ver, mas tem. Há salões, museus, áreas de alojamento das tropas e outros. É sempre uma visita fantástica. Nos sonhos, uma torre alta (não necesariamente medieval, pode ser a Eifel) significa alcance máximo dos seus desejos. Uma torre que cai é sinal de que você deve selecionar melhor as pessoas com quem anda. Torre do xadrez, simboliza justiça.  

  4. Você não deve se impressionar com essas interpretações. O importante ao visitar um castelo, uma muralha, uma torre (a Torre de Londres é fantástica e tem um excelente museu) é aproveitar os conhecimentos dos povos que viveram ou lutaram nesses locais, conhecer essa cultura de perto, das armaduras, das lanças, dos armamentos dos tempos medievais. E até da idade da pedra.

  5. Ao fazer uma visita dessa natureza compartilhe com seus amigos e outros pela internet sua experiência, como você internalizou esses conhecimentos. Quem já visitou a Muralha da China diz-se que não se esquece jamais.