A pandemia revelou algo que toda mãe já sabe, mas que agora está potencializado: a carga emocional e o acúmulo de trabalho. Nesse momento de confinamento e de distanciamento social quem acolhe, aconchega e as escuta?
Pensando nas mães, afinal a idealizadora deste projeto também é uma, e foi diretamente afetada pela pandemia. Josy Acosta, atriz, produtora cultural e mestra em artes cênicas, gaúcha radicada em Salvador há 10 anos, estreia no início de abril, no youtube, o espetáculo Yèyé (em yorubá arcaico pode ser traduzido como mãe, mãezinha, uma forma carinhosa de definir as mães), a montagem é fruto do projeto MAMA ÁFRICA aprovado no prêmio das artes Jorge Portugal.
O espetáculo foi construído a partir de uma pesquisa de campo na Fundação Pierre Verger, local onde a atriz e sua equipe escutaram a griote Vovó Cici contar histórias de orixás femininos. Josy revela: “pedi a Vovó que contasse histórias que versassem sobre mulher-guerreira, mulher-encantamento e mulher-mãe. Depois, entrei em sala de ensaio acompanhada pelo professor Negrizu para trabalhar corporalmente as histórias que atraíram minha atenção. Só então o roteiro surgiu, e a história que nos escolheu é sobre mulher-mãe, sobre a orixá que é mãe do ser humano. Você sabe quem é? Descubra assistindo o nosso espetáculo. Uma peça que dialoga com as minhas memórias da infância, com a religiosidade de matriz africana e com os ensinamentos que a maternidade me trouxe.
Como parte do processo de acolhimento do projeto MAMA ÁFRICA, até a estreia do espetáculo haverá encontros virtuais entre a atriz Josy Acosta e 20 mães que participaram de uma convocatória pública para dialogar com a artista, de modo que possam trocar experiências sobre maternidade em tempos de pandemia. Sendo a culminância deste encontro a participação das mães como plateia virtual na estreia do espetáculo, dia em que elas abrirão um presente feito especialmente para elas e seus bebês, vestimentas com a arte da marca BlackPim, produzidas exclusivamente para o espetáculo.
SERVIÇO
Estreia do espetáculo Yèyé
Quando: 03 de abril, às 16h.
Onde: Canal do Youtube do Grupo Ìwà http://bit.ly/iwagrupo
Informações: instagram @grupoÌwà